Esportes Titulo
Gugelmin destaca segurança em circuito de Jacarepaguá
Do Diário do Grande ABC
26/04/2000 | 15:16
Compartilhar notícia


Os pilotos brasileiros Mauricio Gugelmin (Nextel) da PacWest, Tony Kanaan da Mo Nunn e Luiz Garcia da Arciero, participaram nesta terça-feira de uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa do Autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro ao lado do promotor da Rio 200, o ex-piloto Emerson Fittipaldi, de representantes da Prefeitura do Rio e da CART (Championship Auto Racing Teams). O foco da entrevista foi a segurança da pista carioca, que sediará a quarta etapa da temporada 2000 da Fórmula Cart Mundial.

O vereador José Moraes apresentou o despacho de um juiz que garante a realizaçao da prova no domingo, dia 30 de abril.

"Usaram um 'laranja' para tentar tumultuar a organizaçao da prova. Sao pessoas que nao tem mais participaçao no evento e que querem prejudicar a imagem da corrida".

Gugelmin, Presidente da CDA (Championship Drivers Association) foi questionado sobre a segurança da pista, que ele visitou um mês e meio atrás.

"Nao tive oportunidade de andar pela pista ainda, mas conversei com o Tim Mayer da CART, que é o responsável pela vistoria do circuito e ele me afirmou que está tudo em ordem. Nós pilotos somos impacientes quanto a alguns aspectos de segurança e nao nos preocupamos tanto com a cosmética do circuito. Sempre somos muito críticos neste aspecto", afirmou Gugelmin.

Segundo ele as mudanças propostas para este ano melhoraram bastante a funcionalidade do autódromo.

"O padock está mais espaçoso e os mecânicos ganharam mais espaço nas garagens também. Minha equipe elogiou muito esta mudança. O GP de Rio ainda é um evento novo, quando comparado às provas nos Estados Unidos e por isso é necessário fazer adaptaçoes a cada ano".

Sobre as mudanças nas dimensoes dos aerofólios para o GP do Brasil, Gugelmin garante que o show vai ser melhor.

"Com mais pressao aerodinâmica os carros serao mais lentos na reta e os pilotos de trás vao pegar mais vácuo. Isso vai ocasionar mais disputas na freada e o público é quem vai sentir mais emoçoes com as ultrapassagens. Aqui no Rio temos uma reta longa e duas freadas fortes. O show vai ser melhor neste ano. Quem nao vai gostar é o cara que estiver liderando a corrida. Mas, somente no domingo é que teremos uma idéia real do que vai acontecer". Gugelmin anunciou mudanças nos chassis da Fórmula Mundial para 2001: "Estamos discutindo este assunto constantemente, mas as modificaçoes nem sempre acontecem com a rapidez que nós queremos. Em 2001 vao acontecer algumas mudanças nas dimensoes do chassis. Alguns pilotos sao grandes e outros pequenos. Veja o Tony, ele tem quase metade do meu tamanho e isso tem que ser considerado", brincou Gugelmin, apontando para o piloto da equipe Mo Nunn, que estava ao seu lado na coletiva.

Os treinos para o GP do Brasil Rio 200 começam esta sexta com a realizaçao de duas sessoes livres, uma das 10h30 às 12h e outra das 14h30 às 15h30. No sábado será definido o grid de largada às 13h. A corrida começa no domingo às 13h30. A prova terá 108 voltas.

"Temos nove pilotos brasileiros e todos com vontade de ganhar. Tenho certeza de que o Emerson está torcendo nao só por uma vitória brasileira como por um pódio com segundo e terceiro lugares brasileiros também", comentou Gugelmin, arrancando um sorriso do organizador da prova.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;