Economia Titulo
Lula anuncia investimento de R$ 2 bi para obras em refinaria
Da Agência Brasil
02/06/2006 | 20:44
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira, em São José dos Campos, interior paulista, o investimento de R$ 2 bilhões para o início das obras de modernização e ampliação da Revap (Refinaria Henrique Lage), a quarta maior unidade de refino da Petrobras.

As obras devem começar no segundo trimestre de 2006 e o início das operações está previsto para 2009. O empreendimento deve gerar 10 mil postos de trabalhos diretos e indiretos.

A ampliação aumentará a capacidade do parque de refino de petróleo nacional pesado, gerando mais eficiência, qualidade e segurança. Segundo a Petrobras, mais de 77% dos recursos serão direcionados a equipamentos e processos, com o objetivo de preservar o meio ambiente.

De acordo com a estatal, além do melhor aproveitamento do petróleo nacional, que é mais pesado e produz mais óleo combustível, as novas unidades vão dar condições para transformar derivados pesados e menos limpos em produtos nobres, como gás, gasolina, diesel e nafta. Esses produtos dispensam importações, são mais rentáveis e menos poluentes.

Lula disse que hoje a Petrobras é uma empresa "altamente qualificada" para competir com qualquer outra empresa, pela competência tecnológica e pela qualidade profissional dos trabalhadores.

O presidente também afirmou que, para o Brasil ter competitividade no mundo globalizado, é preciso "apostar na educação", para qualificar a mão de obra e com isso atrair investimentos para o país. Ele participou da cerimônia de contratação de 292 jovens aprendizes pela Petrobras e do lançamento do primeiro edital do Plano Nacional de Qualificação Profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;