Cultura & Lazer Titulo
Sinfônica termina ano em festa
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
16/12/2000 | 17:52
Compartilhar notícia


Com um programa alegre e festivo, a Orquestra Sinfônica de Santo André encerra neste domingo sua temporada 2000 e a programaçao da série Concertos Grande ABC. A apresentaçao, que será realizada às 20h no Teatro Municipal de Santo André, conta com a participaçao especial do ator Antonio Petrin, do Coral da Fundaçao de Santo André, e dos solistas Marta Dalila (soprano) e Eduardo Madeira (trompete). A regência é de Flavio Florence e a entrada é franca.

Esse concerto será relativamente curto. Em uma hora, aproximadamente, os músicos executarao a Cantata BWV 51 - Jauchzet Gott in Allen Landen, de Bach, o conto sinfônico Pedro e o Lobo, de Prokofiev, e a Suíte Quebra-Nozes, de Tchaikovski. "Nenhuma obra tem mais de 20 minutos", assegura Florence.

"A cantata de Bach é alegre, jubilosa e diferente, porque pende para registros agudos", esclarece o maestro, lembrando que a peça foi composta para ser cantada por uma soprano. Neste domingo, a voz será de Marta. Também o coral que os acompanha é curiosamente formado só por sopranos.

Mas a escolha por essa obra nao se deve apenas ao seu caráter festivo. "Com ela, estamos encerrando o ano Bach", lembra Florence, salientando que em 2000 músicos do mundo todo celebraram os 250 anos da morte do compositor.

Um dado interessante é que o público receberá gratuitamente o programa do concerto, contendo a letra completa da cantata de Bach, com frases originais em alemao seguidas de suas respectivas traduçoes para o português. Madeira, responsável pelos solos nesta peça, é o primeiro trompetista da orquestra andreense.

Pedro e o Lobo, de Prokofiev, aparece como principal atrativo para o público infantil. O conto sinfônico, que será narrado por Petrin, fala sobre o menino Pedro, que mora perto de uma floresta com o avô.

Certo dia, ele decide passear pela mata com seus amigos (o gato, o passarinho e o pato) e lá encontra o terrível lobo. Astuto, ele volta triunfante depois de derrotar o animal.

Cada personagem é representado por um instrumento específico. Assim, Pedro é simbolizado pelos instrumentos de corda; a flauta é o passarinho; o oboé é o pato; o clarinete, o gato; e o fagote, o avô.

O encerramento é feito dentro do mais autêntico espírito natalino, com a execuçao da Suíte Quebra-Nozes, de Tchaikovski. Todo ano essa obra ganha a sua versao para o balé, contando a história da menina Clara, que ganha no Natal um quebra-nozes parecido com um soldadi-nho de chumbo. Em sua brincadeira, ela sonha que o instrumento ganha vida própria e a leva a um mundo de fantasia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;