Esportes Titulo
Grandes seduzem e levam promessas da região
Anderson Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
18/03/2007 | 20:22
Compartilhar notícia


Os filhos nascem, crescem e vão embora. Esta é a ordem da vida. E no futebol não é diferente. O Grande ABC é um bom exemplo disso. Antes mesmo de chegarem à adolescência, os meninos acabam seduzidos pelos grandes clubes e escapam pelos dedos das equipes da região, como São Caetano, Santo André, São Bernardo, Mauaense e até mesmo do Ribeirão Pires FC.

A proximidade com os clubes de tradição mexe com o imaginário dos meninos do Grande ABC. Muitos fazem testes diretamente no São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos. Outros iniciam por times de várzea, pequenos clubes de futebol de campo e futsal e recebem inúmeras propostas.

“Primeiro, o garoto tenta entrar no seu clube de coração. Depois, vai atrás dos outros grandes. Quando não há mais esperança, ele vem para o São Caetano. E, infelizmente, não podemos ficar esperando. Por isso é que vamos atrás de talentos do Brasil inteiro”, explica o coordenador das categorias de base do Azulão, Ari Mantovani,também o idealizador do projeto Jovem Santo André, que, na época, ajudou na conquista na Copa do Brasil de 2004 pela equipe profissional.

Diante desta realidade, os grandes aproveitam. “Promovemos amistosos, temos olheiros, fazemos de tudo para encontrar talentos na região”, afirma o supervisor do futebol amador do Corinthians, Hugo D’Elia. E o trabalho de garimpagem tem dado resultados. O Timão é o clube com mais atletas nascidos no Grande ABC: cinco.

A maior realidade é Willian, de Ribeirão Pires. O meia foi o camisa 10 da Seleção Brasileira Sub-20 que conquistou o Sul-Americano e uma vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Já atuou pela equipe de futsal de sua cidade e, atualmente, comanda o meio-campo corintiano.

O volante Bruno Octávio, de São Caetano, também tem sido aproveitado por Emerson Leão, assim como o lateral-direito Edson, de São Bernardo. O zagueiro Marquinhos de São Caetano, foi ameaçado pela torcida e pediu para deixar o clube, mas ainda faz parte dos planos do alvinegro.

Mas a grande promessa é Lulinha, nascido em Mauá. O atacante já foi procurado pelo Barcelona (Espanha) e nesta segunda-feira disputa o Sul-Americano Sub-17. Será, sem dúvida, a maior estrela do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho.

O São Paulo tem dois jogadores da região: o goleiro Mateus e o lateral-direito Ilsinho, ambos de São Bernardo. O primeiro é um dos reservas do titularíssimo Rogério Ceni e o segundo foi convocado esta semana por Dunga para defender a seleção principal em amistosos contra Chile e Gana, na Suécia. Ainda menino, Ilsinho começou no futsal da GM, mas acabou no Palmeiras.

O Verdão tem o lateral-esquerdo Michael, nascido em São Caetano e que mora em Mauá. O jogador teve uma rápida passagem pelo Santo André. No Santos, Vanderlei Luxemburgo começa a abrir os olhos para o meia Dionísio, nascido em São Bernardo e que mora em Santo André. Aos poucos, o menino tem entrado no meio-campo e na lateral-direita.

Além dessas nove promessas, o Grande ABC um dia já revelou Rodrigo Fabri (Santo André), Thiago Motta (São Bernardo), Deco (São Bernardo), Denílson (São Bernardo)...




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;