Política Titulo Pressão
PMDB apela a Temer pela vice de Reali

Rejeitada pela militância petista de Diadema, sigla aposta em influência do cacique para acertar parceria

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
06/11/2011 | 07:17
Compartilhar notícia


Descartado pela militância petista para dividir chapa de reeleição do prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), o PMDB tem uma carta na manga que pretende utilizar no começo do ano que vem: apelar para o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). A estratégia é fazer com que o cardeal peemedebista convença o ex-presidente Lula a fomentar a parceria entre as siglas, construída em âmbito nacional.

O mandatário do PMDB de Diadema, Waldir Salin Lopes, afirmou que há planos do diretório municipal para que Temer visite Reali e, assim, costure a indicação da vereadora Cida Ferreira (PMDB) para ser vice do projeto petista para 2012. "Sabemos que a militância do PT tem muito peso, mas quem vai decidir a chapa é o prefeito. Por isso queremos que ele (Reali) tenha essa conversa com o Michel Temer."

O PMDB tem articulado um tour de Temer pelo Grande ABC. A legenda projeta ter candidatura própria em São Bernardo, com o vereador Tunico Vieira; em São Caetano, com o parlamentar Paulo Pinheiro; em Mauá, com a deputada estadual Vanessa Damo; e em Ribeirão Pires, com o vereador Saulo Benevides.

Em Santo André, Temer é aguardado para oficializar o posicionamento da legenda na cidade, já que o secretário de Gabinete, Nilson Bonome (PMDB), é especulado para ser vice do atual prefeito Aidan Ravin (PTB) ou a participar da campanha do deputado estadual Carlos Grana (PT).

Caso consiga agendar a reunião entre Reali e Temer, o PMDB transcenderá a articulação feita por petistas com o bloco de aliados. O presidente do PT, Josemundo Queiroz, o Josa, e o chefe de Gabinete, Osvaldo Misso (PT), têm organizado encontros com partidos governistas para negociar o espaço de cada legenda no projeto de reeleição de Reali.

Apesar de Reali falar publicamente que o futuro vice será definido pelos aliados, o PT terá peso na definição. Sob essa ótica, o PMDB terá dificuldades para se articular junto à militância petista, que definiu que não quer Cida Ferreira ao lado de Reali na majoritária.

 

Partido pede liminar para empossar terceiro suplente

O PMDB de Diadema entrará amanhã com pedido de liminar para garantir a execução do plano de afastar temporariamente a vereadora Cida Ferreira (PMDB) e empossar o terceiro suplente da sigla, José Ferreira Céu, o Zezão. A intenção é que, com o documento em mãos, não haja possibilidade de a Câmara dar posse ao primeiro suplente do PMDB, Luiz Paulo Salgado, que migrou para o PR no começo de outubro. Salgado avisou que não abrirá mão da cadeira caso Cida deixe o Legislativo.

O departamento jurídico da Casa informou aos dirigentes peemedebistas que, com base na Lei Eleitoral, não pode conceder o mandato a Zezão, a despeito de o suplente ser o único que tenha continuado no partido - além de Salgado, o segundo suplente do PMDB, Geraldo Venâncio, o Geraldinho do Sapopema, acertou com o PR.

"A Câmara relacionou o caso do João Merenda (PPS) para nos informar que teriam de empossar o Luiz Paulo. Nosso caso é diferente e por isso vamos recorrer à Justiça", avaliou Waldir Salin Lopes, presidente do PMDB. Merenda conseguiu, judicialmente, ficar com a cadeira de Regina Gonçalves (PV), eleita deputada estadual, alegando perseguição partidária no PV. Segundo Salin Lopes, os dois primeiros suplentes saíram por vontade própria, caracterizando infidelidade partidária.

Se obtiver a liminar, a parlamentar se ausentará dos trabalhos legislativos já nesta semana para realização de consultas médicas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;