Setecidades Titulo
Duque: Sto.André quer segurança
Janaína Nunes
Da Redaçao 
25/04/1999 | 19:09
Compartilhar notícia


As mudanças no Parque Duque de Caxias, reinaugurado oficialmente no sábado e primeiro da Regiao Metropolitana de Sao Paulo a funcionar 24 horas, surpreenderam os antigos e novos freqüentadores do local. Eles, entretanto, têm ainda uma preocupaçao: a segurança. Cerca de 500 pessoas estiveram presentes ao show do cantor Tom Zé, que marcou a reabertura do parque.  "O Duque ficou realmente muito bonito, mas ainda acho que poderiam investir mais na segurança. O número de guardas nao é suficiente para impedir a entrada de arruaceiros no local durante a noite e a madrugada", disse a estudante Beatriz Silveira, 19 anos, acompanhada do namorado.  

Das 15 pessoas entrevistadas pelo Diário, dez abordaram o tema segurança. "No primeiro dia tudo é perfeito. Há iluminaçao e guardas espalhados pelo parque. Mas é preciso saber se continuará assim nos próximos meses. Se nao houver manutençao e segurança diária, em poucos dias o parque pode voltar a ser o que era", lembrou o administrator Eduardo Pacheco, 34 anos, que, como de costume, se exercitava no Duque.

Família - O casal Verusca Borges, 20 anos, e Ederson Zanardi, 24 anos, levou o filho Vítor, 3 meses, para apresentaçao de Tom Zé, a partir das 18h15. "Esse é o segundo show dele. Espero que quando ele crescer possa vir ao Duque brincar e ver outros shows", disse Verusca, vizinha do parque e freqüentadora do local desde criança.  

Enquanto Tom Zé cantava para os adultos, os irmaos Arthur, 4 anos, e Lucas Tellis Fernandes, 10 anos, experimentavam e aprovavam as reformas feitas no playground. "Está superlegal. Gostei do novo escorregador e da teia de aranha feita com cordas. Quero voltar aqui outro dia", disse Lucas. Os dois estavam no parque havia três horas e nao queriam parar de brincar. "Os brinquedos sao criativos. Vou trazê-los aqui sempre", disse a secretária Joana Tellis, 32 anos, mae dos garotos e moradora de Sao Caetano.  

O professor Luís Fratucci Zagato, 44 anos, também disse que pretende voltar muitas vezes ao parque. "Freqüentava o Duque quando estava em reformas e confesso que ficou além das minhas expectativas." Luís reivindica a manutençao da segurança e atraçoes para os usuários. Acompanhado da mulher, Bernardete, 47 anos, o professor assistiu ao filme Central do Brasil, exibido após o show de Tom Zé.

De olho - O diretor do Departamento de Parque e Areas Verdes de Santo André, Henrique Zanetta, garantiu que a segurança e a manutençao dos serviços do parque serao mantidas. "Sao sete guardas por turno dentro do parque. Uma moto para fazer a ronda diária no local, um posto fixo da Guarda Municipal e, além da nova iluminaçao, existem 15 câmeras com giro de 360 graus. Tudo o que acontecer fica gravado por sete dias", afirmou Zanetta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;