Cultura & Lazer Titulo
'Derick Does the Chairs' é atração do festival em Sto.André
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
21/05/2003 | 19:08
Compartilhar notícia


A atração desta quinta-feira em Santo André pelo 7º Cultura Inglesa Festival é o curioso Derick Does the Chairs, espetáculo cênico que mistura as linguagens do teatro de rua e do clown a malabarismos circenses. O australiano Thomas Holesgrove assina a criação e a direção, além de interpretar Derick Dirkwood, um advogado cansado do cotidiano. A apresentação está marcada para as 17h, em frente à unidade andreense da Cultura Inglesa, e tem entrada franca.

Alter ego de Holesgrove, que mora em São Paulo há um ano e é casado com a atriz brasileira Luciana Saul, o personagem procura algo novo na vida. “Sempre quis ser ator, mas quando mais jovem fui para a universidade estudar Direito. Quando criei o personagem, não fazia o que queria. Ficava sempre no escritório, estudando e escrevendo. Precisei me liberar disso para fazer teatro. Derick trabalha demais e precisa escapar da rotina”, afirma.

Construído dentro da tradição clownesca, Derick é a representação de alguém escondido no cotidiano que se torna um pouco louco e quer fazer algo bem estúpido na rua por causa do estresse e da repressão do dia-a-dia. Ele faz muitas piadinhas. Entre as trapalhadas que o personagem cria, está a dos cafezinhos, expressa numa “seqüência de malabarismos”. “A acrobacia central está em uma torre de cadeiras de quase 2,5m de altura”, diz.

"Derick Does the Chairs é mais um espetáculo de clown, feito para a rua”, afirma Holesgrove. Entende-se, assim, que seja uma comédia que permite um jogo com a participação do público. “Espero que sim”, diz o australiano. O cenário é bem simples: “Viajei por toda a Europa com as coisas numa mala só”.

Criada em 1998, a montagem também faz uma crítica à vida urbana. “Camberra (capital da Austrália), onde comecei a fazer o espetáculo, é uma cidade bem burocrática que tem uma singularidade, como Brasília: foi planejada para ser capital. Cerca de 90% das pessoas trabalham em escritórios do governo”, diz.

A maior parte de Derick Does the Chairs se desenrola sob o idioma inglês. “Há piadinhas em português, importantes para que todos entendam o espetáculo. Também uso, em algumas brincadeiras, palavras de músicas de Roberto Carlos. E a linguagem do clown é universal”, diz.

Holesgrove já se apresentou cinco vezes pelo Cultura Inglesa Festival e diz gostar muito do público brasileiro: “Os públicos latinos são mais animados. Teatro de rua não tem regras, as pessoas gostam ou não. Fundamental é a conexão ator-público”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;