Esportes Titulo São Bernardo
Papo cabeça para
assegurar a vaga

Com pouco tempo para treinar, Tigre garante classificação
se vencer Ferroviária hoje, às 19h30, no Estádio 1º de Maio

Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
21/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Após passar por momentos distintos na Série A-2 do Campeonato Paulista, o São Bernardo pode selar hoje, às 19h30, no Estádio 1º de Maio, diante da Ferroviária, o primeiro passo na Série A-2 do Campeonato Paulista: a classificação para a segunda fase. Após capengar no início do torneio, com cinco derrotas consecutivas, o Tigre se recuperou, somou 28 pontos e assegura a vaga com uma vitória sobre o time de Araraquara (segundo matemáticos, 31 pontos são suficientes).

Apesar da partida de hoje ganhar ares de decisão, o São Bernardo treinou pouco e irá para campo na base da conversa. Com tempo restrito de preparação desde o último jogo - domingo, contra o São José, fora de casa -, o elenco participou apenas de um rachão ontem, e alguns jogadores treinaram somente finalizações.

O motivo da falta de trabalhos específicos é, além de evitar o desgaste físico natural, a confiança do técnico Luciano Dias no grupo. Segundo o comandante, o elenco se comportou de forma convincente nos últimos jogos.

"Temos trabalhado bastante em cima de vídeos. A equipe está bem consistente, com poucas coisas para ajustar, e nosso momento é bom (nove vitórias em 11 jogos)", justificou o treinador. "Mas claro que passo a eles nossas falhas, porque precisamos sempre melhorar", ressaltou.

Jogador que cresceu de produção nas últimas partidas, o meia Luciano Mandi recordou que o papo entre técnico e jogadores culminou em vitórias nos últimos jogos. "Infelizmente, não dá tempo para treinar porque é um jogo em cima do outro. Mas o treinador sempre passa nossos erros, tudo na base da conversa", destacou.

E com poucos treinamentos, o goleiro Wilson Júnior vira peça fundamental no elenco. Em quase todos os dias que antecedem as partidas, o arqueiro fala separadamente com Luciano Dias.

"Com a vivência que tenho no futebol, sempre tento tranquilizar e passar algumas informações do treinador. Também tento motivar na hora certa", explicou.

O goleiro aproveitou para destacar a importância da partida de hoje. Ele salientou que a Ferroviária também está na briga pela classificação - o time do Interior está em sétimo, com 28 pontos. "Será partida muito complicada porque os dois times brigam por vaga", ressaltou.

Luciano Dias concordou com pupilo, mas ressaltou a força do São Bernardo. "Será belo jogo porque ambos disputam o mesmo objetivo. Eles têm um homem de referência muito grande que é o Fabrício Carvalho", apontou o técnico. "Mas o São Bernardo é também adversário duro aos concorrentes", completou.

O técnico confirmou que o atacante Fernando Gaúcho, que voltou a treinar ontem, no lugar de Ney Mineiro, deve começar o jogo. O restante do time é o mesmo que venceu (1 a 0) o São José.

Danielzinho ressalta bom momento no São Bernardo

O momento de ascensão do São Bernardo reflete também na boa fase do atacante Danielzinho, artilheiro da equipe com seis gols. Ídolo da torcida, o jogador foi emprestado no ano passado ao Sport e, quando voltou no início de 2012, recebeu críticas de que não estava com a mesma disposição de antes.

Porém, a situação mudou com a evolução do time e gols decisivos do jogador, como o diante do São José, domingo, que garantiu a vitória (1 a 0) do Tigre no Vale do Paraíba.

"Em algumas partidas fui criticado e isso (os gols) é uma resposta. Mas tenho de esquecer porque as críticas sempre vão existir. O meu objetivo agora é focar na luta pelo acesso", ressaltou o atacante.

Segundo Danielzinho, o grande responsável pela guinada na competição é o técnico Luciano Dias, que assumiu a equipe na quinta rodada no lugar de Luís Carlos Martins. O antigo treinador chegou a colocar o atacante em posições diferentes, como o ala, por exemplo.

"O Luciano me deu bastante confiança, principalmente porque já tínhamos trabalhado juntos (em 2010). Ele deixou a equipe solta em campo e as coisas se encaixaram", elogiou.

O comandante ressaltou a qualidade do atacante e que antes não rendia porque o momento não era bom. "O Danielzinho é diferente, com habilidade muito grande e ainda está fazendo os gols", destacou o treinador.

Luciano Dias também elogiou os companheiros do jogador. "Sempre disse que são poucos times na Série A-2 que têm atacantes como os nossos. Não é apenas o Danielzinho, mas também o Fernando Gaúcho, o Ricardinho e o Ney Mineiro. Todos têm grande potencial", frisou.

Curtindo a fase de artilheiro, Danielzinho não descarta brigar pelo posto de principal goleador da competição - Rafael Martins, do Audax, tem 11 gols. "Primeiramente quero ajuda o time a subir, mas quem sabe não posso fazer mais gols. É sonhando com os pés no chão", destacou.

Após derrota para o Sto.André, Ferroviária volta à região

Após a derrota (2 a 0) no fim de semana para o Santo André, no Estádio Bruno Daniel, a Ferroviária volta à região para iniciar a série de confrontos decisivos rumo à segunda fase da Série A-2 do Paulista. Além do Tigre, a Locomotiva encara o Grêmio Barueri e Red Bull, todos que lutam pelo acesso.

E o técnico Ito Roque sabe que a primeira missão será complicada. "O adversário tem qualidade técnica e apresentou uma destacada recuperação no Campeonato Paulista. Não houve confronto fácil até aqui, e isso não vai ocorrer contra o São Bernardo", frisou o comandante.

Para o confronto, o treinador não confirmou os titulares, mas deve escalar o zagueiro Carlinhos, que se recuperou de lesão.

Já o atacante Fabrício Carvalho, que foi poupado no treino de ontem, está confirmado para o duelo. Ele é vice-artilheiro da Série A-2 com nove gols.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;