Cultura & Lazer Titulo
Saramago faz chat na Internet
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
25/02/2001 | 17:30
Compartilhar notícia


Um bate-papo virtual para discutir a crua realidade da condição humana nos dias de hoje. O atrativo é um tanto paradoxal, mas a chance de participar do primeiro chat com o único Nobel de Literatura da língua portuguesa, José Saramago, é imperdível. A conversa pela Internet acontecerá terça-feira, às 14h (horário de Brasília), no site El Foco (www.elfoco.com).

Os principais assuntos em pauta são a literatura e o último livro do escritor português, A Caverna. A obra, que em seu primeiro mês vendeu 90 mil exemplares em Portugal e 50 mil no Brasil, é a visão de mundo de Saramago: “um mundo a caminho da alienação”.

O escritor, nesse livro, retoma Platão. A referência é a alegoria na qual o filósofo descreve um povo que mora em uma caverna e que, acorrentado, só conhece as sombras projetadas numa parede. Quando um homem olha para a luz, percebe que o que conhecia não era a realidade.

Saramago percorre o caminho inverso, dizendo que o homem moderno deixa sua liberdade para viver em shopping center, um lugar sem janelas onde se está a todo momento vigiado por câmeras. Na história, o oleiro Cipriano Algor tem de admitir que seus pratos de louça não têm mais serventia por serem substituídos por pratos plásticos. Suas tentativas de viver do artesanato são frustradas e ele será obrigado a ingressar no novo mundo, não mais externo nem livre.

Subsídios – Para os interessados no bate-papo, algumas informações sobre a opinião do ateu convicto, comunista e antieuropeu José Saramago, 78 anos, podem ser úteis. Em dezembro passado, em Montevidéu, onde recebeu o título Doctor Honoris Causa, o escritor apontou para um novo modelo de totalitarismo: a globalização. “As multinacionais são os novos donos do mundo”, disse.

Ele criticou também o conformismo perante a alienação. “Perdemos o sentido de protesto, o sentido crítico, parece que vivemos no melhor dos mundos possíveis”.

O chat promovido pelo El Foco será simultâneo em quatro países: México (de onde o escritor estará respondendo às perguntas dos internautas), Brasil, Argentina e Espanha. O site, com conteúdo informativo sobre artes, cultura, esporte e tecnologia, tem versões independentes para cada uma dessas nações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;