Internacional Titulo
Franceses aprovam reduçao de mandato presidencial
Do Diário do Grande ABC
24/09/2000 | 19:22
Compartilhar notícia


Os franceses aprovaram neste domingo a reduçao de sete para cinco anos do mandato do presidente da República, segundo os institutos de pesquisa, embora apenas uma terça parte dos eleitores tenha comparecido às urnas.

O plebiscito foi marcado por um índice recorde de abstençao de 70% dos 40 milhoes de eleitores inscritos.

O último recorde de abstençao ocorreu durante um referendo sobre o futuro do território francês da Nova Caledônia (oceano Pacífico) em 1988, quando chegou a 63,1%.

Depois de conhecer os resultados, o presidente francês, Jacques Chirac, congratulou-se com a vitória do ``sim' numa intervençao ao vivo pela TV.

Segundo ele, a abstençao registrada tem um significado: a de que nao há ``bastante' democracia pelo que é conveniente ``recorrer a referendos com mais freqüência. É preciso facilitar seu uso, ampliar suas possibilidades e permitir o referendo de iniciativa popular'.

O primeiro-ministro, Lionel Jospin, também lamentou a ``reduzida participaçao'.

O plebiscito foi a primeira consulta popular realizada no país desde a ratificaçao do Tratado de Maastricht da Uniao Européia (UE) em 1992 e o nono desde que começou a quinta República em 1958. O mandato presidencial de sete anos vigorava na França há 127 anos.

A maioria dos analistas atribuiu a forte abstençao à ausência de um confronto tradicional entre a direita e a esquerda; a campanha nao conseguiu interessar os cidadaos uma vez que nao pôs em destaque o que realmente estava em jogo.

O único dirigente político importante que apelou para o ``Nao' à reduçao do mandato presidencial, o conservador Charles Pasqua, pediu que sejam mudadas as regras do referendo.

Robert Hue, secretário geral do Partido Comunista, que faz parte da coalizao do governo e que havia pedido aos eleitores para que se abstivessem, declarou que a pequena participaçao significava ``um ato político maior' e uma advertência ao mundo político francês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;