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Inbrafiltro apresenta veículo militar
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
06/04/2008 | 07:12
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O Grupo Inbrafiltro, sediado em Mauá, lançará ainda no segundo semestre deste ano seu primeiro veículo blindado para uso militar, o VBL (Veículo Blindado Leve) Multi-Uso. Desenvolvido em parceria com a Agrale, o projeto consumiu, em cinco anos, cerca de US$ 3,5 milhões.

 Com peso de seis toneladas, o veículo foi projetado para ser versátil e se locomover em qualquer tipo de solo. A versão básica, sem armamentos e sistema de comunicação custará US$ 200 mil.

 Capaz de se locomover a 140 km/h e de transportar até oito soldados, o VBL pode ser equipado com diversas versões e opções de artilharia como lançadores de granada e de fumaça e dispersores de tumulto com água.

 A idéia é de que ele seja empregado não apenas por forças armadas, mas também por corporações policiais, sejam elas federais, estaduais ou municipais.

 “O VBL foi desenvolvido pensando-se no combate ao quarto risco, representado por grupos terroristas, de narcotraficantes e organizações criminosas incrustadas na sociedade civil. Países árabes e da América Latina já demonstraram interesse em adquiri-lo”, afirmou o presidente da Inbrafiltro, Jairo Candido.

 O veículo já está pronto – há um protótipo no pátio da empresa, que o está submetendo a testes de engenharia para verificar se há alguma vulnerabilidade a ser corrigida antes de colocá-lo no mercado. “Nossa expectativa é de vender entre 100 e 120 unidades em 2009”, revelou Candido.

 O presidente da Inbrafiltro garante que o VBL projetado por sua empresa é único no mundo. “O veículo que pode ser considerado o concorrente mais próximo custa US$ 500 mil.”

 Fundada em 1979, a Inbrafiltro tem uma produção bastante diversificada. Além de atuar na área de blindagem, a empresa fabrica tecidos técnicos industriais, capacetes de proteção em combate, colete à prova de balas, escudos balísticos anti-tumulto e vidros balísticos, entre outros.

 Com 550 funcionários, o grupo faturou R$ 79 milhões no ano passado e a expectativa é de atingir faturamento de R$ 105 milhões neste ano, 27% a mais.



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