Setecidades Titulo
Parque Andreense terá planejamento inédito
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
09/06/2010 | 08:01
Compartilhar notícia


Na segunda-feira, a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense junto com o Instituto Ekos Brasil reunirá profissionais como empreendedores, monitores, seguranças entre outros, para participar da oficina de planejamento estratégico do plano de manejo do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba.

A execução do projeto que deve se estender até o início de 2011 será posterior a um levantamento geral não só das riquezas botânicas do espaço de 426 hectares, mas também de toda a estrutura administrativa, predial, de prestação de serviços e de potencial turístico, segundo o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Milton Fabiano de Marchi.

Os primeiros levantamentos característicos do parque serão apresentados nesse encontro, onde terão as primeiras impressões de como deverão ser conduzidas as próximas etapas. Uma delas apontada por Marchi para melhoria seria a adaptação do ambiente para melhor acessibilidade de portadores de deficiência. "Esse é um item muito importante que falta no parque", salientou o responsável.

Um perfil das pessoas que frequentam o parque também será feito para ter um mapeamento do público frequentador, que é cerca de 15 mil pessoas por ano.

Milton Fabiano de Marchi frisou que será feito um detalhamento da fauna e flora do local e as possibilidades ambientais serão fontes para elaborar novas estratégias para incrementar o turismo ambiental à conservação do local.

O plano de manejo é uma obrigação legal que toda unidade de conservação deve ter, conforme a Lei Snuc (Sistema Nacional de Unidade de Conservação), a qual determina a realização de um levantamento das características do local como a fauna e a flora, além do patrimônio histórico e cultural.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;