Setecidades Titulo
Urbanização do Jardim Silvina beneficiará 3.200 famílias
Renato Castroneves
Especial para o Diário
31/08/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo aguarda liberação de aproximadamente R$ 100 milhões, verba requisitada junto ao governo federal, para iniciar a urbanização de favelas no Jardim Silvina. Os recursos destinados pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), se aprovados, irão beneficiar cerca de 3.200 famílias. O anúncio do projeto foi feito ontem de manhã durante visita do prefeito Luiz Marinho ao bairro.

A proposta da administração municipal prevê a construção de obras de infraestrutura. Drenagem, saneamento básico, conjuntos habitacionais e a melhora do sistema viário estão entre as principais ações.

Cinco núcleos habitacionais - um regular e quatro irregulares -, localizados à margem da Rodovia Anchieta, serão beneficiados. Segundo o prefeito, o repasse do dinheiro está previsto para outubro.

"Estas intervenções são importantes para garantir melhor qualidade de vida e segurança para as pessoas que moram aqui (Jardim Silvina). Em muitos casos as obras são emergenciais, para impedir futuros deslizamentos", disse Marinho.

De acordo com a secretária de Habitação do município, Tássia Regino, 30% dos imóveis (cerca de 1.000 famílias) serão removidos. "Muitas construções irregulares foram erguidas em áreas de risco de deslizamento. Vamos procurar novos terrenos para abrigar os conjuntos habitacionais", afirmou.

PREVENÇÃO
Mapeamento geotécnico realizado entre novembro de 2009 e junho deste ano detectou 203 locais de risco de deslizamento, divididos em 95 áreas de São Bernardo. O levantamento faz parte do PMRR (Plano Municipal de Redução de Riscos).

Cinquenta obras emergenciais - 24 com verba municipal e 26 com dinheiro do governo federal - deverão ser realizadas até junho de 2011, informou a Prefeitura. O montante gasto nas ações está estimado em R$ 20 milhões.

Ontem o prefeito visitou a construção de um muro de contenção na Rua Bartira, no bairro Ferrazópolis. No início do ano, 1.080 famílias que vivem em São Bernardo foram removidas em razão das fortes chuvas que atingiram o Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;