Cultura & Lazer Titulo
Cineasta Robert Bresson morre em Paris
Do Diário do Grande ABC
21/12/1999 | 17:45
Compartilhar notícia


Robert Bresson, o diretor de cinema considerado o precursor da 'nouvelle vague', morreu aos 98 anos, informou-se nesta terça-feira.

Conhecido por seu estilo minimalista, Bresson ajudou a mudar o cinema francês. Usando muitas vezes atores inexperientes, ensaiados para falar em tom monocórdio, Bresson achava que as histórias mais comoventes ultrapassavam as palavras e era melhor narrá-las com imagens.

Em 'Pickpocket' (1959), considerado seu filme mais brilhante, Bresson reduziu o ato compulsivo de furtar a seus elementos psicológicos mais básicos. Lançada quando começava a chamada 'nouvelle vague', a fita se tornou uma referência para a geraçao de novos diretores encabeçada por François Truffaut e Jean-Luc Godard.

Nascido em 25 de setembro de 1901, em Bromont-Lamothe, filho de um militar, Bresson estudou pintura. Fez seu primeiro filme em 1934, 'Affaires Publiques', no qual mostra três dias na vida de um ditador imaginário.

Bresson era um homem tranqüilo e solitário. Resumiu seus princípios artísticos em 'Notas do cineasta', uma antologia de citaçoes, no qual define o cinema como 'teatro fotografado' acompanhado de som.

O diretor achava que o cinema contava uma história com 'silêncio e imobilidade' intensificados por sons e ambientes naturais. Em sua obra, os detalhes adquiriam significado máximo.

O último filme de Bresson, 'L'Argent', foi baseado em um conto de Leon Tolstói e ganhou o Grande Prêmio ao Cinema de Criaçao em Cannes, em 1983. O diretor também recebeu o prêmio dos críticos de cinema de Nova York em 1984.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;