Política Titulo
Leonel Damo cai do cavalo e fratura braço
Deh Oliveira
Do Diário do Grande ABC
23/03/2009 | 07:28
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O ex-prefeito de Mauá Leonel Damo (PV), de 76 anos, fraturou ontem o braço esquerdo, por volta das 10h, ao cair de seu cavalo. O acidente ocorreu na Avenida Ayrton Senna, próximo ao Mauá Plaza Shopping. Com a queda, ele foi arremessado à margem do rio Tamaduateí, de uma altura de cerca de três metros.

Damo cavalgava ao lado do funcionário, Erickson Santana de Souza. O auxiliar de limpeza Pedro Cordeiro dos Santos, que passava pela rua no momento do acidente, chamou socorro pelo telefone celular.

Segundo ele, um carro encostou na pata do animal que estava Damo, no momento em que semáforo fechou. O cavalo se assustou, foi para a frente e, ao esbarrar na outra montaria, levou um coice.

O equino no qual o ex-prefeito estava montado voltou de costas, subiu na calçada e empinou. "Aí a sela do cavalo arrebentou e ele caiu", explicou Santos. Algumas pessoas que passavam pela rua ajudaram a retirar Damo de dentro do rio.

Em seguida, bombeiros que passavam pelo local fizeram os primeiros-socorros. "Colocamos uma tala para imobilizar o braço", disse o primeiro-sargento Edilson Florêncio de Souza. Segundo ele, Damo também tinha escoriações no rosto.

Inicialmente o ex-prefeito foi socorrido em uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e encaminhado ao Hospital Radamés Nardini, em Mauá. No local os médicos fizeram uma radiografia, que constatou a fratura. No início da tarde, ele foi transferido para o Hospital Brasil, em Santo André.

Centro cirúrgico - O ex-prefeito foi levado para o centro cirúrgico do hospital e permaneceu internado. Até ontem à noite, os médicos ainda não haviam decidido se seria necessário submeter o ex-prefeito a cirurgia, segundo informações da assessoria de Damo.

No hospital, ele recebeu visita de sua mulher, Alaíde, e de uma de suas filhas, Vanelli. Ainda segundo a assessoria, a família não tinha conseguido entrar em contato com a outra filha do ex-prefeito, a deputada estadual Vanessa Damo (PV), pois ela está em viagem pelo interior do Estado - próximo a Mato Grosso -, e não havia sido localizada por telefone até às 18h.

Na queda, o ex-prefeito de Mauá perdeu os óculos, que acabaram recuperados no fim da tarde pelo funcionário que o acompanhava.

Segundo ele, os dois cavalos usados durante o passeio ficam guardados na casa do ex-chefe do Executivo, no bairro de Vila América, que fica próximo ao local do acidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;