Economia Titulo
Diadema vai atacar a informalidade
Sueli Carvalho
Do Diário do Grande ABC
17/02/2001 | 18:29
Compartilhar notícia


A criação de pólos tecnológicos e o estímulo à legalização das micro e pequenas empresas foram as principais opções apresentadas pelo atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Diadema, Sergio Miyazawa, para diminuir o desemprego e a exclusão social dos munícipes. Ele afirmou que o objetivo é estimular, principalmente, as indústrias de transformação, plásticas e de cosméticos. “Essas são as áreas com mais força na cidade. Mas é claro que vamos buscar soluções para todos os setores industriais.”

Ele disse que as ações da secretaria também serão bastante voltadas ao fomento do comércio e de serviços. “Esses são os segmentos com maior índice de informalidade.” Para mudar esse quadro, Miyazawa afirmou que irá buscar parcerias para oferecer subsídios aos pequenos empresários, com o intuito de torná-los empreendedores, para que tenham condições de atingir a formalidade. “Queremos disponibilizar cursos de qualificação e requalificação profissional e estimular o empreendedorismo.”

O secretário afirmou que o crescimento das atividades formais na cidade trará aumento na arrecadação, que será revertido em benefícios para o desenvolvimento de Diadema. “A estruturação das pequenas empresas é essencial. Elas são as grandes criadoras de emprego.”

No entanto, ele destacou que, antes de colocar em prática qualquer ação, a secretaria irá atualizar o senso econômico que foi feito na cidade na gestão de 1993 a 1997. “Esse estudo foi realizado na gestão anterior do atual prefeito e foi deixado de lado pela administração passada. Agora vamos atualizá-lo o mais rápido possível para que tendo uma grande quantidade de informações em mãos possamos melhorar a cidade.”

Planos – Uma estratégia de desenvolvimento econômico de Diadema que o secretário disse já ter em mente é incentivar a união de empresas. “Descobrindo, de fato, as necessidades do município vamos nos reunir com as empresas e trabalhar com cooperativas e incubadoras. Queremos levar aos empresários uma conscientização sobre o crescimento econômico que a união pode trazer e incentivar a concorrência saudável.”

Miyazawa contou que também já está nos planos da secretaria o desenvolvimento dos centros comerciais de bairros. “Já começou a ser feito um trabalho de reurbanização. Mas o que precisamos mesmo fazer é colaborar para melhorar a qualidade dos estabelecimentos e incentivar os moradores dos bairros a consumir na região em que moram.”

Segundo ele, a secretaria irá trabalhar para chamar a atenção de investimentos e tirar de Diadema a classificação de cidade mais violenta do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;