Cultura & Lazer Titulo
Para quebrar o silêncio
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
02/08/2011 | 07:23
Compartilhar notícia


Nem só de concertos convencionais vive a Banda Jazz Sinfônica de Diadema. Após participação na edição deste ano do prestigiado Montreux Jazz Festival, na Suíça, o grupo confirma a boa fase e se prepara para outras experiências fora da cidade.

No sábado, a partir das 20h, a banda tem compromisso no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, como acompanhamento musical do filme italiano 'Os Últimos dias de Pompéia' (1913), do diretor Eleuterio Rodolfi. A entrada é franca para todo o público.

"Foi um convite bem inusitado e achei é uma ótima oportunidade para nós", diz o maestro Todd Murphy. "Não faremos exatamente uma trilha sonora, mas vamos tocar músicas que têm muito a ver com a história do filme."

O repertório da noite irá misturar composições próprias e obras da MPB, nada com o que o grupo já não tenha trabalhado. "Não é qualquer tipo de música que se pode tocar nessa situação. Tentei escolher canções que se relacionam bem com as cenas", explica o maestro.

Uma das preocupações da banda é em relação à duração de cerca de 1h40 do longa-metragem, um pouco maior do que estão acostumados a tocar. Para que nenhum momento fique sem som, solos, incluindo de piano, estão programados.

A performance faz parte da programação da 5ª Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, que ocorre a partir de sexta-feira na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207. Tel.: 3512-6111), na Capital. O festival traz até o dia 14 obras nacionais e internacionais mudas feitas até a década de 1930. Todas as sessões terão trilha musicada ao vivo.

Neste ano, o evento presta homenagem ao cinema italiano do estilo silencioso, tendo como destaque o centenário da chegada do diretor Gilberto Rossi ao Brasil. Toda a programação da jornada pode ser vista no site oficial da Cinemateca (www.cinemateca.com.br).

Banda Jazz Sinfônica de Diadema - Show (com sessão de cinema). Sáb., às 20h. No Auditório Ibirapuera - Parque do Ibirapuera, São Paulo. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;