Setecidades Titulo
Ribeirao Pires terá trem turístico
Adriana Lopes
Da Redaçao
11/12/1999 | 17:27
Compartilhar notícia


Ribeirao Pires está prestes a ganhar um trem turístico. No próximo sábado, dia 18, uma composiçao ferroviária da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) fará uma viagem experimental da Estaçao da Luz, em Sao Paulo, até Ribeirao Pires, onde os cerca de 300 passageiros desembarcarao para um city tour. Esse será o primeiro passo para a implementaçao, em janeiro próximo, de uma linha turística permanente com destino a Ribeirao Pires.

A idéia de realizar esse tipo de passeio já é muito antiga, segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentado de Ribeirao Pires, Mozart Morais Filho, responsável também pela Coordenadoria de Turismo. "Estamos fazendo um trabalho muito grande de conscientizaçao e divulgaçao da vocaçao turística da cidade. E nao poderíamos deixar de incluir nos planos o trem, que possui uma relaçao muito forte com a história e o ego de Ribeirao Pires, município que cresceu em torno das linhas férreas."

Dos 300 pacotes turísticos que foram colocados à venda pela Jovem Tur Turismo e Eventos, ao preço de R$ 25, restam 100. "Essa primeira viagem foi programada especialmente para a terceira idade, em homenagem ao Ano Internacional do Idoso. Mas nada impede que pessoas de outras idades também participem do passeio."

A composiçao da CPTM sairá da Luz às 8h, com uma série de atraçoes a bordo. Segundo Valéria Torroglosa, proprietária da Jovem Tur, atividades recreativas e um coral deverao divertir os passageiros durante o trajeto. Por enquanto, nao estao programadas paradas em estaçoes intermediárias, mas o trem poderá fazer uma escala em Santo André caso haja passageiros para embarcar. Depois da chegada à Estaçao Ferroviária de Ribeirao Pires, prevista para as 9h, os passageiros pegarao um ônibus turístico.

Até as 17h, horário em que o trem parte de volta à Luz, serao realizadas visitas a diversos pontos turísticos de Ribeirao Pires, como o Mirante de Santo Antonio, o Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, o Castelo de Robson Miguel, a Igreja do Pilar, o Centro Turístico Nardelli e o Hotel Pilar, onde haverá uma exposiçao de artesanato.

Estarao incluídos no pacote o bilhete de trem - provavelmente uma composiçao espanhola com cinco carros -, acompanhamento de monitores durante todo o trajeto, transporte rodoviário dentro de Ribeirao Pires, um lanche e o almoço, que será feito no Castelo de Robson Miguel ou no Centro Turístico Nardelli. "O pacote poderá ser pago em duas vezes, pois a intençao é tornar o passeio acessível a todas as pessoas", afirmou o secretário de Desenvolvimento Sustentado do município.

Passeios semelhantes deverao começar a ser realizados todos os sábados a partir de janeiro, com mobilidade apenas dos pontos a ser visitados em Ribeirao Pires. A idéia está entusiasmando inclusive representantes da CPTM, que vêem nessa iniciativa mais uma possibilidade de integrar o trem à sociedade. "O apoio ao projeto de Ribeirao vem ao encontro de um programa de qualidade de vida que temos dentro da empresa. Acolhemos a idéia com entusiasmo, pois será mais uma açao de integraçao do trem com a comunidade", afirmou Márcio Mazziero, da Assessoria de Relaçoes Políticas e Institucionais e de Qualidade de Vida da CPTM.

Os interessados em embarcar no trem turístico de Ribeirao Pires deverao adquirir o pacote com a Jovem Tur. Os telefones sao 4827-6697, 4825-2855 e 4823-4740.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;