Economia Titulo
Desemprego sobe a 16% em fevereiro na Venezuela
Do Diário do Grande ABC
18/04/2000 | 15:29
Compartilhar notícia


As taxas de desocupaçao gerenciada por grupos empresariais, sindicatos e agências governamentais venezuelanas diferem todas entre si, mas a totalidade delas coincidem em um só ponto: o desemprego segue aumentando na Venezuela.

De acordo com os cálculos da Oficina Central de Estatísticas e Informática (Ocei), do governo, divulgadas nesta terça-feira, o índice de desemprego cresceu 2,5% nos dois primeiros meses do ano e fechou fevereiro em 16%. A taxa de desocupaçao fechou 99 em 13,5%, segundo a OCEI.

O Centro de Documentaçao e Análise dos Trabalhadores (Cenda) e a Federaçao de Câmaras de Comércio e Produçao da Venezuela (Fedecámaras), a maior organizaçao empresarial do país, discordam das cifras fornecidas pela agência governamental de estatísticas, relacionadas com o desemprego.

Segundo o Cenda, um organismo que pertence à Confederaçao de Trabalhadores da Venezuela, entre os meses de janeiro e fevereiro, o desemprego alcançou o nível histórico de 21%, enquanto que as cifras da Fedecámaras ficaram em 19%.

A Ocei afirma que seu estudo é baseado um uma pesquisa que abrange mais de 15 mil domicílios, realizada em todo o país e ao longo do ano, ao passo que "as sondagens feitas por companhias e organizaçoes privadas se limitam a uma reduzida mostra e representam apenas um corte para um determinado momento", disse Gustavo Méndez, diretor da Ocei.

Méndez admitiu que foi registrada um repique na taxa de desocupaçao nos primeiros meses do ano, "mas nao nas proporçoes anunciadas por empresas particulares que usam metodologia menos rigorosa".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;