Setecidades Titulo
Gamboa e Prefeitura vivem impasse
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
30/04/2011 | 07:26
Compartilhar notícia


Moradores da favela da Gamboa, no bairro Paraíso, em Santo André, travam queda de braço com a Prefeitura. A área está sendo desapropriada pelo poder público, que informou ter cadastrado 585 famílias do local para receber moradias no Conjunto Habitacional Alzira Franco. A administração afirmou ter removido 250 casas.

Os habitantes mais antigos da comunidade acusam a Prefeitura de falta de controle das famílias cadastradas. "O cadastro foi feito em 1994. Desde então, muitas famílias nem estão mais aqui. A maioria das pessoas que estão morando na favela não tem cadastro", disse o segurança Fernando Lisboa, 25 anos. Segundo ele, pessoas que foram contempladas com os apartamentos agiram de má-fé ao vender os barracos com ordem de desapropriação. "Tem muita gente que comprou as casas sem saber de todo esse problema."

Quem passou por esta situação foi a dona de casa Maria de Lurdes Feitosa, 52, que disse ter comprado - há cinco meses - um barraco por R$ 5.000. "Eu não sabia que esta área seria desapropriada. Agora que comprei, como vou fazer? Não tem nem como achar o antigo proprietário", lamentou. Na manhã de ontem, moradores impediram que funcionários da Prefeitura cumprissem a reintegração na casa de Maria de Lurdes.

Outro problema da comunidade são as invasões feitas após as desocupações. O promotor de vendas Claudinei dos Santos, 23, é um deles. "Eu já morava aqui na favela, mas em outra casa. Há um ano, invadi o barraco onde eu moro agora. Tenho filho pequeno, não tive outra opção", revelou.

Quando a casa foi desapropriada, foi parcialmente destruída, o que possibilitou a reconstrução. "O certo seria derrubar tudo, senão o povo invade mesmo. Não tem onde morar", avaliou Santos. O morador afirmou que a Prefeitura não fiscalizava o local para evitar novas ocupações.

A Secretaria de Habitação da Prefeitura foi procurada ontem, mas não comentou as acusações feitas pela comunidade. Na terça-feira, os moradores prometem fazer novo protesto cobrando moradias, desta vez em frente ao Paço Municipal. Anteontem, foi feita manifestação na Avenida Pereira Barreto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;