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Queixas nos Procons caem na região
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
15/03/2011 | 07:07
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O volume de reclamações dos moradores do Grande ABC em relação a produtos e serviços contratados ao longo do ano passado contabilizou tímida redução de 5% frente a 2009, totalizando 37.014 atendimentos feitos pelos Procons (Fundações de Proteção e Defesa do Consumidor) em Santo André, São Caetano e Diadema.

A unidade diademense registrou a maior redução nas consultorias, saindo de 11.957 queixas para 10.870, segundo Maria Aparecida Tijiwa, coordenadora da unidade e dos demais escritórios da região. "Conseguimos fazer acordos importantes com a Telefônica e a NET, que se comprometeram em melhorar a qualidade do serviço".

Entretanto, o setor de telefonia continua sendo responsável por maior parcela das reclamações. A Telefônica lidera o ranking de 2010 nas três cidades.

Em Santo André, o volume total de atendimentos registrou 15.467 reivindicações na unidade do Procon. Houve queda de 9,81% ante as 17.149 de 2009. A diretora da unidade, Ana Paula Moraes Satcheki, relata que a principal responsável pelo resultado foi a Telefônica, cujo número de reclamações fundamentadas caiu de 868 para 221 no ano passado. "A perda de clientes para a concorrência, o aumento do número de celulares e as ações realizadas pelo Procon motivaram esta redução."

Segundo a executiva, o aumento do poder aquisitivo da população na cidade fez com que a compra de TVs, computadores e eletrodomésticos crescesse. Consequentemente, o número de queixas também evoluiu.

Em São Caetano o movimento foi o contrário. O diretor da fundação na cidade, Alexandro Guirão, diz que em 2010 foram 8.687 queixas, alta de 779 casos. A operadora de telefonia fixa também lidera o ranking. Seguida pela Samsung, que figura na mesma posição em Santo André.

Guirão pontua que o aumento das reclamações contra as operadoras de saúde preocupa. O principal motivo foi a recusa de portabilidade dos segurados da empresa Di Thiene, que fechou as portas em meados do ano passado.

POSIÇÃO -  A Telefônica justifica que teve redução de 74,5% nas reclamações dos clientes em Santo André. "A empresa vem aprimorando seus serviços com ações de melhorias em banda larga e sistemas". No mesmo segmento, a NET diz que está focada na melhoria da prestação de serviços, tanto que apresentou redução nas reclamações.

A Claro aponta que os registros no Procon foram decorrentes de problemas pontuais. A TIM também afirma que trabalha para reduzir as queixas. A Samsung, a Cartão Carrefour e a Positivo Informática destacam que procuram atender os casos o mais rápido possível e investem na melhoria do serviço.




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