Setecidades Titulo Vila
Ele preservou Paranapiacaba
Ademir Medici
04/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Prezado leitor, sabe aquela vegetação exuberante da Serra do Mar no entorno da vila ferroviária de Paranapiacaba? Você tem ideia de quando aquela floresta atlântica começou a ser defendida, oficialmente? Memória não tinha essa informação. Agora temos.

 

A Semana Santo André 2017 retorna um século no tempo e constata uma ligação direta do presidente do Estado, Altino Arantes, com a região. Há exatamente 100 anos ontem completados, 3 de abril de 1917, o presidente Altino (hoje seria governador) baixou dois decretos beneficiando Paranapiacaba.

1 - Declarava reserva, para o Serviço Florestal do Estado, uma parte das terras devolutas de Paranapiacaba.

2 - Uma segunda parte das terras devolutas, também de Paranapiacaba, era incorporada ao Município de São Bernardo, hoje Santo André.

Ou seja: assumindo as terras e sua vegetação, Estado e Município garantiam a preservação do meio ambiente, mesmo que este termo ainda não fosse utilizado.

Em 1917, Paranapiacaba já havia sido elevado a distrito de paz. E como parte integrante do Município de São Bernardo, pertencia, juridicamente, à Comarca da Capital.

No mesmo dia 3 de abril de 1917, Altino Arantes, despachando com os secretários do Interior, Oscar Rodrigues Alves, e da Agricultura, Cândido Motta, declarava de utilidade pública, num terceiro decreto, terras para a formação de um bosque em Cotia, como o Grande ABC, hoje integrante da região metropolitana de São Paulo.

 

ALTINO ARANTES

Na qualidade de presidente do Estado, Altino Arantes (Batatais, SP, 1876 - São Paulo, SP, 1965) usava como marca quatro "gês" que marcam o período: 1) "g" de guerra, em alusão ao primeiro conflito mundial que se desenrolava; "g" de greve, das grandes manifestações proletárias do período em que governou (1916-1920); "g" de geada, que se abatia, ferindo o cafezal paulista; e "g" de gripe, a terrível gripe espanhola do ano básico de 1918, com sequelas nos anos seguintes.

A questão ambiental não aparece, ou aparece modestamente, nas resenhas sobre o governo Altino Arantes. Mas os três decretos que ele assinou há 100 anos bem mostram uma preocupação da época para com o futuro que é hoje.

 

UM LIVRO

"O Diário Íntimo de Altino Arantes", livro dos professores goianos Robson Mendonça Pereira e Sônia Maria de Magalhães (Paco Editorial, 2015), traz para os dias atuais muito da trajetória política do biografado.

Escreve o jornalista Ademir Luiz (Jornal Opção): "A obra é, ao mesmo tempo, um saboroso relato literário do cotidiano de um homem sofisticado, um revelador retrato da política brasileira de meados do século 20 e, principalmente, um documento histórico de valor inestimável."

E agora que nos deparamos com esses decretos centenários em defesa do paisagismo e território de Paranapiacaba, entendemos que Altino Arantes deve ser mais estudado por nós do Grande ABC. Um bom começo: buscar os estudos que resultaram nos decretos de 1917. Foram preservados aqueles estudos? Quem os elaborou? Que despachos foram dados? Por que Paranapiacaba?

 

SOS Vila Euclides

 

Li, como sempre, 'Memória' e a matéria sobre o Cemitério de Vila Euclides ("Vila Euclides: os ataques voltaram, 30-3-2017). Semana passada passei parte da noite no local, velando uma pessoa querida. Verifiquei a falta de segurança no local. Preocupante.

Sob o velório estão os sanitários e uma recepção bem escondida, onde pelo tempo que tive verifiquei um rádio ligado e mais ninguém. O correto seria a pessoa designada ficar no lado de cima nos velórios, exposta.

Não vi naquela noite uma viatura circulando. Preocupante. No ano passado tive o mesmo problema no Cemitério da Paulicéia. Pior ainda, polícia bem longe do local. O que fiz: busquei recursos de pessoas do ramo para suportar o momento e propor segurança ao local. Senti nos dois locais uma insegurança onde o rádio ligado substitui o sono do suposto guarda. Sem dizer que o IML com luzes acesas atrai os desinformados e continua os roubos aos túmulos. Sabemos que é uma constância como aconteceu o ano passado com a tradicional família dos Bonicio, roubo ao túmulo.

José Quáglio Netto, jornalista

 

Diário há 30 anos

Sábado, 4 de abril de 1987 - ano 29, edição 6408

Manchete - Descoberta maior bacia de petróleo. Localizada na Amazônia, é maior que a de Campos, segundo o presidente da República, José Sarney.

Postos vão abrir aos domingos e feriados, de acordo com decreto assinado por Sarney.

Automobilismo - Montadoras produzem menos e já demitem (reportagem: Suzete Davi).

Movimento sindical - Metalúrgicos do Grande ABC aceitam proposta da Fiesp. Será firmado acordo coletivo.

 

Em 4 de abril de...

1917 - Inaugurado novo serviço de tráfego telegráfico entre São Paulo e Santos. A transmissão é feita pelos aparelhos da Western Telegraph Co, que estendeu um circuito entre as duas cidades, cobrindo o território do Grande ABC.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o presidente Wilson (EUA) no Capitólio; o pedido de autorização para a declaração de guerra à Alemanha.

1927 - Narcizo Scartezzini nasce em Salto (SP). Músico. Veio jovem para Santo André. Aqui criou a orquestra de danças Ritz.

1967 - International Harvester Máquinas, montadora de caminhões, encerra atividades. Suas instalações de Santo André eram repassadas à Chrysler do Brasil. O espaço, hoje, é ocupado pelo Carrefour, entre a Firestone e a Pirelli.

1972 - São Caetano conclui a execução de galeria no Córrego do Moinho.

1977 - Estado anuncia construção de estação de tratamento de esgotos na confluência do Rio Tamanduateí com o Ribeirão dos Meninos.

 

Santos do Dia

Isidoro de Sevilha (560 - 636). Considerado o Pai dos Concílios e mestre da Igreja da Idade Média.

Casimiro

Pedro de Poitiers

Platão (monge)

 

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de:

Alfredo Marcondes

Aramina

Cruzália

Itajobi

Jaci

Marília

São José do Rio Pardo

Marília começou a ser formada em 1926 e seu nome inspirado no poema "Marília de Dirceu", de Thomaz Antônio Gonzaga. Instalada como município em 4 de abril de 1929, quando se separa de Cafelândia.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 4 de abril:

Em Sergipe, Aquidabã

Na Paraíba, Coremas

Na Bahia, Dom Macedo Costa

No Rio Grande do Norte, Extremoz e Governador Dix-Sept Rosado

No Espírito Santo, Presidente Kennedy

No Rio Grande do Sul, São Gabriel

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;