Setecidades Titulo
Caso Naval: começa julgamento de ex-PMs em Diadema
Sérgio Saraiva
Da Redaçao com Diário OnLine
17/05/1999 | 11:09
Compartilhar notícia


Começou por volta das 10h30 desta segunda-feira, no Tribunal do Júri de Diadema, o julgamento dos dois últimos ex-PMs acusados pelos crimes da favela Naval em março de 1997. Desta vez enfrentam o júri popular o soldado Nelson Soares da Silva Júnior e o sargento Reginaldo José dos Santos.

O julgamento dos dois policiais estava inicialmente marcado para novembro do ano passado, sendo adiado devido à apresentaçao pela defesa de uma nova ediçao do vídeo que registrou os crimes. Também nao pôde ser realizado em janeiro devido à licença-maternidade da advogada de defesa Wilma Moretti, da Associaçao de Cabos e Soldados. Oito ex-policiais já foram condenados pelos crimes de abuso de autoridade, tentativas de homicídio e pela morte do conferente Mario José Josino. O caso obteve repercussao nacional e internacional ao ser registrado em vídeo por um cinegrafista free lancer.

A maior condenaçao, até agora, foi a do ex-soldado Otávio Lourenço Gambra, o Rambo, com um total de 65 anos. Seu primeiro julgamento pode ser anulado na próxima terça-feira pelo Tribunal de Justiça do Estado. Outro ex-soldado, Maurício Gomes Louzada, obteve a segunda maior condenaçao, devendo cumprir 27 anos. Seis dos policiais condenados já cumpriram suas penas e estao soltos. Apenas um, o soldado Adriano Lima de Oliveira, foi reintegrado à Polícia Militar.

A sessao desta segunda, que é presidida pela juíza Cláudia Maria Carbonari, nao tem hora prevista para terminar.

Tortura - Júnior, hoje com 28 anos, é um dos ex-PMs mais ativos nas cenas de agressao e tortura. Ele vai ser julgado pela co-autoria nas tentativas de matar Silvio Calixto Lemos, Jefferson Caputi e Antonio Carlos Dias e na morte de Josino, além de 12 casos de abuso de autoridade.

Pelo menos duas cenas de barbárie transformaram Júnior em um dos ex-policiais mais identificados com o caso. Na primeira, na madrugada de 3 de março de 1997, ele agride Calixto com as maos até receber um cacetete de Otávio Lourenço Gambra, o Rambo, quando aumenta a intensidade do espancamento. Pouco depois, Rambo dá um tiro na vítima e erra.

Na outra, na madrugada de 7 de março, Júnior retira o tênis de Caputi para bater com o cacetete na planta do pé direito, "para nao deixar hematomas". O tiro que vai matar Josino é disparado por Rambo momentos após a sessao de tortura.

Já o ex-sargento Reginaldo José dos Santos, 39 anos, foi o único policial a ser solto antes do julgamento, após cumprir seis meses de prisao. Após a Justiça desclassificar a acusaçao de formaçao de quadrilha ou bando, Santos passou a ser acusado apenas por dois abusos de autoridade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;