Esportes Titulo
Honda desiste de equipe própria e assina com a BAR
Flavio Gomes
Especial para o Diário
21/05/1999 | 12:50
Compartilhar notícia


A Honda desistiu de seu projeto de ter uma equipe própria de Fórmula 1. O anúncio foi feito oficialmente nesta sexta em Tóquio, seguido de um comunicado divulgado pela BAR na Inglaterra. A equipe, que estreou na categoria neste ano, será o time oficial da montadora japonesa nos próximos três anos. O contrato com a Supertec - empresa de Flavio Briatore, que comercializa os velhos motores Renault - foi rescindido.

O acordo entre a BAR e a Honda era esperado há algumas semanas, mas a presença da equipe japonesa em Barcelona nos testes que começaram quarta-feira deixou todo mundo no circuito espanhol sem saber o que pensar. Jos Verstappen, seu piloto de testes, andou dois dias e tudo parecia normal nos boxes da equipe.

Nesta sexta, no entanto, a Honda Research and Development (HRD), a empresa montada na Europa para conduzir o programa de F-1 da montadora, empacotou suas coisas e foi embora. Até o fim do ano, é possível que a HRD faça mais alguns testes, para desenvolver o motor que a BAR vai usar nas próximas três temporadas.

A parceria entre Honda e BAR nao vai se limitar ao mero fornecimento de motores. Os japoneses vao participar dos projetos do novo carro e terao um envolvimento grande na construçao dos chassis do time. "É um acordo amplo", disse o sócio da equipe Craig Pollock. "Tenho certeza de que a Honda e a BAR vao fazer história na F-1."

Afastada da categoria desde o fim de 1992, a Honda decidira há um ano que teria sua equipe própria no ano 2000. Mas a idéia enfrentava resistência na direçao da empresa, que achava um exagero gastar US$ 1 bilhao em cinco anos, segundo o orçamento apresentado pela HRD. A morte do projetista Harvey Postlethwaite, no mês passado, apressou a tomada de decisao. Era ele quem comandava o programa da Honda na Europa.

Junto com o anúncio de que seria fornecedora oficial de motores da BAR, a Honda informou também que renovou seu contrato com a Jordan por mais dois anos, até o final de 2001. Mas os motores que o time de Eddie Jordan vai receber serao diferentes dos da BAR e continuarao levando a marca Mugen-Honda no cabeçote.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;