Cultura & Lazer Titulo
Tribo indígena mostra sua história em Mauá
Do Diário OnLine
28/04/2004 | 09:33
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá promove nas próximas quinta e sexta-feira, das 8h às 21h, a Oficina Cultural dos Povos Indígenas na Biblioteca Municipal Cecília Meirelles. A cidade conta hoje com poucos índios: cerca de dez famílias da tribo Pankararu vivem no Jardim Sônia, na divisa com Santo André e São Paulo.

O evento contará com a participação desses raros moradores, que contarão seus costumes, sua visão da cidade e da aldeia. A mostra apresentará cerca de 50 fotos, distribuídas em painéis. Além disso, ficarão expostos cerca de 30 objetos de artesanato confeccionados pela própria tribo.

Os índios farão apresentações de músicas e danças típicas. Ao final de cada espetáculo, explicarão o sentido das apresentações. "Queremos fazer um resgate histórico para mostrar que o índio que está na cidade não perdeu seus costumes", declara a coordenadora da Biblioteca, Edna Nicodemos da Silva Souza.

O evento também contará com trabalhos feitos por alunos de escolas municipais de Mauá. O tema proposto aos estudantes foi a preservação da consciência indígena na cidade. A Escola Municipal Gasparzinho, do Jardim Sonia Maria, produziu textos coletivos e artesanato na argila. Os alunos da Escola Galdino Jesus dos Santos, do Jardim Canadá, prepararam desenhos e colagens sobre a violência sofrida pelo índio Galdino, queimado vivo, em 1997, em Brasília.

A entrada para a Oficina Cultural dos Povos Indígenas é franca. A Biblioteca Municipal Cecília Meireles está localizada na rua Rio Branco, 87, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4519-6361.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;