Internacional Titulo
Suposto criminoso nazista é extraditado da Austrália
Das Agências
29/05/2001 | 13:19
Compartilhar notícia


O suposto criminosos de guerra nazista Konrad Kalejs, que há 30 anos vivia tranqüilamente, será extraditado da Austrália para a Letônia, seu país natal.

Segundo decisão tomada nesta terça-feira por um tribunal australiano, o suposto criminoso nazista será extraditado para a Letônia, terá de devolver seu passaporte australiano e abster-se de ir a qualquer lugar em que tenha possibilidade de viajar ao estrangeiro.

Aos olhos de seus amigos e vizinhos de Melbourne, sudeste da Austrália, Kalejs, 87 anos, é um senhor tranqüilo, enquanto que, para os caçadores de nazistas é um ex-oficial e uma unidade da polícia do III Reich que matou milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Kalejs entrou para o exército letão aos 22 anos. Quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) ocupou seu país, em 1940, se uniu às fileiras do Exército vermelho e, um ano mais tarde, quando as tropas alemãs afugentaram as russas de seu país, à polícia auxiliar de segurança letã.

Kalejs, que sempre desmentiu estas acusações, alegando ter sido agricultor durante a Segunda Guerra Mundial, se instalou depois da guerra na Dinamarca, em 1945. Cinco anos mais tarde, chegou à Austrália como refugiado e, depois de obter cidadania australiana, se instalou nos Estados Unidos e no Canadá, dois países de onde foi expulso depois de investigado pelo Departamento americano de Justiça sobre suas atividades nazistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;