Economia Titulo
Diretorias do Ciesp vão ter postos da Junta Comercial
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
03/09/2010 | 07:17
Compartilhar notícia


A partir deste mês, 32 diretorias regionais do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) - entre as quais as do Grande ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema) - passarão a atuar como postos de atendimento da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).

Segundo o diretor financeiro do Ciesp, Sylvio de Barros, os postos de atendimento abrem um novo canal de aproximação com as empresas associadas a essa entidade - embora o atendimento não seja limitado a elas, já que estará aberto também a empresários não-associados.

Há dois meses, a Junta já havia aberto escritório no edifício-sede do Ciesp, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Marcio Giusti, responsável pela coordenação do projeto na Capital, acrescenta que a participação da rede da entidade poderá ajudar a desafogar o atendimento nas unidades do órgão no Interior e na própria sede, na Barra Funda, em São Paulo.

Ele cita que a Junta Comercial recebe atualmente cerca de 2.500 documentos por dia e, com isso, em alguns casos há dificuldade de cumprimento do prazo de entrega de certidões. No escritório do Ciesp na Avenida Paulista, que conta com servidores públicos atuando como assessores, os pedidos de certidões comuns podem ser atendidas em até 48 horas.

INÍCIO
O funcionamento dos postos, no entanto, ainda dependerá da liberação de senhas para que os funcionários da instituição da indústria tenham acesso aos dados da Jucesp. Giusti afirma que isso deve ocorrer em 15 dias.

Barros acrescenta que, nesses locais, para alguns serviços, será preciso mandar a documentação para o escritório na Paulista. "Mas faremos toda a transferência e devolveremos o documento onde ele (o empresário) deu entrada", conta.

PESQUISA
Para o diretor da regional do Ciesp de Diadema, José Gascon, a iniciativa será importante não só por que vai facilitar processos de abertura de firma, alteração de contratos sociais e outros serviços, mas também porque será possível levantar o perfil de negócios na região. "Dará para pesquisar quantas empresas de um determinado ramo existem, por exemplo", afirma.

Dessa forma, segundo Gascon, a entidade poderá coletar informações para estimular a criação ou expansão de empreendimentos na cidade.

O levantamento de nomes de empresas e outros serviços também podem ser obtidos via portal da Junta, o www.jucesp.org.br.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;