Setecidades Titulo
Vítimas da Di-All revivem drama
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
27/09/2009 | 07:22
Compartilhar notícia


A tragédia se repetindo. Essa foi a sensação que os moradores do Jardim Ruyce, em Diadema, sentiram ao assistirem na quinta-feira as imagens da explosão da loja de fogos de artifício na Vila Pires, em Santo André. O rastro de destruição provocado pelo acidente foi semelhante ao que eles viveram há exatos seis meses, quando o depósito de produtos da Di-All Química explodiu.

Para os que viram suas casas atingidas pelas chamas que se espalharam da empresa - atingindo e destruindo parcialmente três galpões e 18 residências, deixando famílias desabrigadas e prejuízos materiais - os moradores da Vila Pires ainda passarão por mais dificuldades.

Sucessivas reuniões com a Prefeitura, encontros com advogados e defensores públicos e a procura incessante de novas informações com a polícia e a Justiça são algumas das fases que os moradores de Santo André terão de vencer para conseguir iniciar os processos por indenização.

"É uma etapa muito desgastante e morosa. Nos reunimos e optamos por fazer um acordo, as coisas estão andando devagar, mas estão andando", afirmou a analista de suporte Claudine Souza, 32. Apesar da celebração do ajuste, os moradores ainda não receberam nenhum dinheiro, pois os bens dos proprietários estão judicialmente bloqueados.

Mesmo com a maioria das casas no Jardim Ruyce estando em processo de reforma, alguns imóveis ainda estão destruídos, negros pela ação da fumaça, como se o acidente tivesse ocorrido no sábado. Essa lembrança física, que não se apagará cedo, também irá perseguir os moradores da Vila Pires.

"Fora o drama psicológico, hoje, para mim, qualquer barulho diferente faz o coração pular", afirmou a dona de casa Elza Márcia Soares, 41, que diz ter desenvolvido problemas de pressão depois do acidente em Diadema.

Para Claudine, a visão do acidente em Santo André não representou somente a repetição de uma experiência vivida, mas uma preocupação com a região. "Quando vi as imagens de novo, pensei logo: ‘o Grande ABC parece estar cheio de bombas escondidas e ninguém sabe'."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;