Esportes Titulo
Discussoes sobre doping dominam dia em Melbourne
Do Diário do Grande ABC
19/01/1999 | 16:48
Compartilhar notícia


O escândalo de doping envolvendo o atual campeao do Australian Open, o checo Petr Korda - resultado positivo em teste feito em Wimbledon - dominou o dia em Melbourne, agora com novas acusaçoes feitas pelo ex-número 1 do mundo, o norte-americano Jim Courier. Ele espera que este episódio com Korda leve os organizadores do tênis a manter um controle mais efetivo e clarear suspeitas que já rondaram grandes estrelas do esporte, mas até hoje nao sofreram puniçoes ou deram explicaçoes. Para muitos, como o próprio Courier, é uma vergonha que uma modalidade milionária como o tênis nao faça um controle mais rígido de anti doping.

"Nao sei como alguém pode jogar 35 semanas de torneios", duvidou Courier. "Eu nao conseguiria e acho que ninguém também suportaria, mas há muitos jogadores que fazem isso." O checo Petr Korda nao quis falar no assunto. Disse que seu caso está em um outro nível e, por enquanto nao dá entrevistas sobre doping.

Nesta terça, ele fez sua estréia no Aberto da Austrália, num jogo triste e polêmico para um campeao de Grand Slam. Nao jogou na quadra central e ainda fingiu uma contusao para desconcentrar o adversário, o espanhol Galo Branco, que venceu apenas no quinto set, com parciais de 6/3, 6/7 (7/1), 6/4, 6/7 (7/4) e 6/2. No final do jogo, os dois tenistas nem sequer se cumprimentaram, como manda a tradiçao do esporte.

"Nao sei porque o Galo Blanco nao quis me cumprimentar", afirmou Korda. "Acho que foi por causa do tempo em que fiquei parado para colocar uma atadura no meu tornozelo." Galo Blanco, com cara de poucos amigos, revelou que nunca tinha visto um jogador contundido no tornozelo recuperar-se tao rápido. "Nao fez um jogo limpo", reclamou o espanhol. "Por isso nao fui cumprimentá-lo."

Muitos casos - Uma das maiores tenistas de todos os tempos, a checa naturalizada norte-americana Martina Navratilova revela em seu livro autobiográfico que fez uso de anabolizantes para tornar-se forte e invencível nas quadras. Nao fosse o doping, talvez nao tivesse conquistado tantos títulos, apesar de seu indiscutível talento.

As suspeitas rondam muitos tenistas no circuito atualmente. Mas, como nao há uma puniçao severa, continuam jogando, só que, coincidentemente, sem alcançar os mesmos resultados. O austríaco Thomas Muster foi um dos envolvidos em histórias de doping e, a partir de entao, deixou de ser o "rei do saibro", como era chamado. Michael Chang, de pernas fortes e rápidas como poucos no mundo, já nao é tao temível como antes. E os nomes sao muitos, entre os jogadores que, de repente, tomam formas vigorosas. Por isso, o ex-número 1 do mundo, Jim Courier pediu que em casos como o de Petr Korda, o tenista fosse banido do circuito.

Dia cinzento - As tristes histórias de doping coincidiram com um dia de céu cinzento em Melbourne. Ventou forte e fez até um pouco de frio à sombra. A ventania deve ter atrapalhado bastante a russa Anna Kournikova. Ela cometeu 23 duplas faltas (mais uma, 24, daria um set inteiro de presente), mas ainda assim venceu a norte- americana Jill Craybas por 7/6 (7/1) e 7/5. Enquanto isso, Martina Hingis provou estar em forma e marcou 6/1 e 6/2 em Lilia Osterloh. No masculino, Andre Agassi passou fácil pelo argentino Hernan Gumy ao marcar 6/0, 6/3 e 6/0.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;