Setecidades Titulo
Pacientes com diabetes continuam sem receber remédio
Thiago Krauss
Especial para o Diário
19/03/2007 | 22:19
Compartilhar notícia


Faltam pelo menos 13 remédios e tiras para teste de glicemia na DIR III (Direção Regional de Saúde), em Santo André. Os medicamentos são todos destinados a pacientes que têm diabetes e que conseguiram na Justiça o direito de retirar gratuitamente os medicamentos nas unidades do Estado. Na semana passada, já havia falta de uma parte deles e a Secretaria Estadual da Saúde havia prometido resolver a situação. Porém, segunda-feira, os pacientes que iam até o Centro da cidade retirar medicamentos recebiam a informação de que os remédios estavam em fata.

A dona de casa Cleonice Cocolete Azolino, 60 anos, e o marido José Antônio Azolino, 65 anos, depende dos remédios e segunda-feira não os encontrou. “Meu filho que vai pegar todos os meses. Ele chega a perder até quatro dias de trabalho. Não é sempre que tem todos os remédios disponíveis.”

Segundo um funcionário da DIR, a solução paliativa para resolver o problema muitas vezes é retirar o remédio em hospitais da região.

Segundo o endocrinologista e especialista em diabetes, Márcio Krakauer, a não-utilização dos medicamentos específicos pode gerar sérios problemas à saúde do paciente. “Dependendo do caso, a pessoa pode até entrar em coma. Sem falar que outros órgãos, como os rins, podem ser seriamente prejudicados” ressalta.

A assessoria de imprensa da secretaria informou que os medicamentos da lista estarão à disposição dos munícipes nesta quarta-feira de manhã. Segundo a secretaria, o problema ocorre por causa do processo de compra dos remédios, que são específicos, e que por não serem adquiridos em lote, não há unidades em estoque. O fato de alguns serem importados dificultaria ainda mais a compra.

Os pacientes que recebem esses medicamentos específicos entraram com ações judiciais contra o Estado, apoiados pela lei 10.782/01.

Atualmente a DIR II em Santo André, atende a cerca de 22 mil pessoas por mês, vindas das sete cidades.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;