Economia Titulo
Dia dos Namorados aquece vendas
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
04/06/2010 | 07:45
Compartilhar notícia


 

Na percepção dos shoppings do Grande ABC, os namorados estão dispostos a gastar mais neste ano, tanto que a expectativa de vendas chega a até 30%. Moda, calçados e acessórios, perfumaria e tecnologia estão entre os itens mais cotados como opções para a data.

As ações comerciais dos centros de compras somadas às vitrines temáticas começam a atrair os consumidores. Este Dia dos Namorados será beneficiado pela estabilidade econômica e a Copa do Mundo, prevê a Alshop (Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping).

O diretor de relações institucionais da entidade, Luis Augusto Ildefonso da Silva, sinaliza que a maior parte das lojas vai fazer venda casada. "Ao levar um presente tradicional, o vendedor certamente vai oferecer algum item relacionado à Copa", afirma. Para o executivo, as datas se sobrepõem, mas uma não tomará espaço da outra e depois do dia 13, as lojas de artigos esportivos continuarão com fôlego.

Um complexo de Diadema espera incremento aproximado de 30% nas vendas e 20% em público em relação ao mesmo período do ano passado. No concorrente andreense, que apostou em campanha robusta para instigar os clientes, é prevista alta de 15% na comercialização e 4% no fluxo de pessoas, na comparação com 2009.

Ainda em Santo André, outro shopping espera avanço entre 10% e 15%, com destaque para os lojistas que comercializam lingerie, cuja expectativa de crescimento é de 5%.

PROMOÇÕES
Em Mauá, a estratégia do centro de compras é disponibilizar quatro tipos de relógio para os clientes escolherem a cada R$ 50 em compras. É necessário pagar mais R$ 10 para retirar o brinde, sendo que estão disponíveis 5.000 unidades.

A gerente de marketing do estabelecimento Ariane Oliveira acredita que as vendas terão performance 18% maior, enquanto o público deverá crescer 22% frente ao mesmo período de 2009.

O shopping são-bernardense aposta na mesma ação promocional do Dia das Mães, que sorteará um Fiat 500 aos visitantes que trocarem cupons fiscais acima de R$ 150. O vencedor da ação será conhecido no dia 16, quando o veículo será sorteado.

A projeção da Alshop é que durante o Dia dos Namorados e Copa do Mundo os centros de compras brasileiros registrem alta no faturamento de 13%, especialmente nas redes de fast food e restaurantes instalados nas praças de alimentação dos shoppings, que terão movimento maior durante a transmissão dos jogos do Mundial pela TV.


Varejo terá avanço de 4,2% na data, diz Serasa

Pesquisa da Serasa Experian referente ao Dia dos Namorados mostra que 54% dos empresários acreditam que o faturamento na data será maior do que o registrado em 2009. Outros 38% acham que será igual, enquanto 8% avalia que cairá. De maneira geral, é esperado incremento de 4,2% nas vendas sazonais.

O assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, pontua que o pagamento com cartão de crédito está ganhando espaço frente às vendas à vista e parcelada. Assim, 51% da saída de produtos neste ano deverão ser realizadas com débito direto, enquanto os 49% restantes a prazo.

Na data, 41 % das compras feitas serão em dinheiro, 23% no crédito, 18% no débito, 16% em cheques, 1% no cartão da própria loja e 1% com outros meios.

 

Almeida analisa que o consumidor está com poder aquisitivo melhor em relação ao ano passado, mesmo que naquela época houvesse sinais de melhora da crise. (Alexandre Melo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;