Cultura & Lazer Titulo
Selton Mello vive Jean Charles em seus últimos dias de vida
Carla Navarrete
Do Diário OnLine
26/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Em cartaz com "A Mulher Invisível", Selton Mello estreia nesta sexta-feira mais duas produções nos cinemas: "A Erva do Rato", de Julio Bressane, e "Jean Charles". No primeiro, ele divide a cena com Alessandra Negrini em um filme livremente inspirado em dois contos de Machado de Assis. No outro, ele vive o papel do mineiro Jean Charles de Menezes, morto no metrô de Londres em julho de 2005, após ser confundido com um terrorista pela polícia britânica.

Veja o trailer do filme

Sob direção de Henrique Goldman, em uma co-produção Brasil/Inglaterra, Mello encena os últimos meses de vida de Jean Charles em um relato quase documental. Para tanto, o filme inclui alguns personagens da vida real do brasileiro assassinado, como sua prima Patrícia Armani, que interpreta a ela mesma, e o homem que empregava Jean Charles em Londres, Maurício Varlotta.

Longe de tocar no tema da discussão política em torno da morte do mineiro, Goldman disse que sua intenção foi "fazer um filme que celebrasse a vida de Jean Charles e de outros estrangeiros que moram em Londres e outros países". De fato, ele conseguiu montar um panorama fiel da vida de muitos brasileiros que se aventuram pela capital britânica.

A história começa com a chegada de Vivian (Vanessa Giácomo) a Londres. Prima de Jean Charles, ela é ajudada pelo parente a se instalar na cidade. Eles dividem um apartamento com outros dois familiares: Patrícia e Alex (Luis Miranda).

Porém, a jovem tem dificuldades em se acostumar com a vida na metrópole, tão maior que a pequena Gonzaga, no interior de Minas, de onde saiu para juntar dinheiro. Em sentido oposto, Jean Charles é um brasileiro já habituado a Londres. Trabalhando como eletricista, se vira como pode para sobreviver. Ao contrário da prima, não tem a intenção de voltar ao Brasil tão logo.

A partir do prisma dos dois, o filme conta o cotidiano da colônia brasileira que vive na cidade. A história segue até o inevitável desfecho que todos já conhecem. Mesmo sem um final feliz, a vida contada de Jean Charles deixa uma mensagem de perseverança e superação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;