Cultura & Lazer Titulo
Um clássico de capella
Sara Saar
Especial para o Diário
25/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Inspirada em contos do folclorista Luis da Câmara Cascudo (1898-1986), a montagem "O Colecionador de Crepúsculos" tem direção do premiado Vladimir Capella, natural de São Caetano.

Depois de três meses em temporada na Capital e turnês pelo Estado, a peça chega ao Teatro Bradesco, em São Paulo. Ingressos custam R$ 40.

Em tributo ao antropólogo, o espetáculo mostra, de forma lúdica, a riqueza da cultura popular brasileira. Entre os contos escolhidos por Capella, está O Compadre da Morte, fio condutor da montagem.

O título fala de um caipira que procura enganar a Morte e salvar a vida de Cascudo, cuja figura é representada por máscara e voz gravada de Rolando Boldrin. Em cena, o historiador está ora datilografando, ora observando o pôr do sol, hábito que gerou o nome do espetáculo.

Com 24 atores no elenco, a peça reúne músicas, que foram feitas especialmente pelo maestro Dyonisio Moreno. O canto é acompanhado por instrumentos como violino, arcordeão e flauta.

Capella reconhece que O Colecionador de Crepúsculos é um projeto audacioso. "Sou um dos poucos corajosos que arriscam colocar 24 atores em cena. Ultimamente, percebo que há muitos monólogos", afirma. O cenário é um show à parte. Assinado por J.C. Serroni, transforma-se conforme a lenda contada.

Luis da Câmara Cascudo assina mais de 150 livros sobre as raízes do País, além de ter sido antropólogo, historiador, jornalista e advogado.

O Colecionador de Crepúsculos - Teatro. Hoje, às 21h; sábado e domingo, às 16h. No Bourbon Shopping - Rua Turiassu, 2.100, São Paulo. Tel.: 3670-4141. Ingr.: R$ 40. (Supervisão Melina Dias)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;