Economia Titulo
Vendas de veículos crescem 17% na 1ª quinzena de março
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
19/03/2005 | 15:26
Compartilhar notícia


As vendas de veículos zero km na primeira quinzena deste mês cresceram 17% em relação aos primeiros quinze dias de fevereiro. Os números, divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), abrem a perspectiva de o setor automobilístico ter melhor resultado mensal em relação ao mês passado, na avaliação de revendedores do Grande ABC, apesar de fatores que influíram para elevar o percentual de crescimento no início de março, como o Carnaval no mês passado e os dias úteis a menos em fevereiro. Foram 11 dias úteis na metade inicial de março ante 9 do início do mês anterior.

Já na comparação com a primeira metade de março de 2004, o desempenho da comercialização de veículos novos mostrou queda de 3,18%. Por esse comparativo, houve retração em todas as categorias de veículos. As vendas de automóveis diminuíram 2,77%, as de comerciais leves tiveram queda de 1,82%, a comercialização de caminhões foi 9,11% menor e a de ônibus 20,97% inferior.

O presidente do Sincodives (Sindicato dos Concessionários de Veículos do Estado de São Paulo) e vice-presidente da Fenabrave, Octávio Leite Vallejo, afirma que há questões que preocupam, como sinais de falta de reação do mercado agrícola, que no ano passado ajudou a impulsionar as vendas de caminhões. Ele acrescenta que as altas de preços dos veículos e as elevações da Selic (taxa básica de juros) levam o consumidor a ter maior cautela na decisão de compra.

Mas as revendas do Grande ABC ainda esperam registrar no final do mês resultados mais expressivos. Essa é a expectativa do supervisor de vendas da concessionária Chevrolet Primarca, Aladim Correia Araújo. “A quinzena foi um pouco parada. No ano passado estava melhor”, afirma, apesar de a loja ter vendido mais no início de março do que relação ao mês passado: foram 31 carros zero km vendidos ante 23 na primeira metade de fevereiro.

Na revenda Ford Mix, também houve uma reação na comparação com o mês passado, com resultados 25% maiores na quinzena. “Em fevereiro, havia o Carnaval”, ressalta o gerente de vendas da Mix, Roberto Medeiros.

“A tendência é melhorar mais”, diz o gerente de vendas da Volkswagen Diauto, Carlos Alberto Caldeira Batista. Ele afirma que na comparação com março de 2004 os resultados ainda são 5% menores. Mas acrescenta que promoções, como o feirão que será realizado pelas redes em conjunto com a fabricante neste final de semana, ajudam. No início de março, a Diauto vendeu 70 carros zero km e a expectativa é vender 50 só neste final de semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;