Setecidades Titulo
Pesquisa avalia confiabilidade de veículos
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
11/03/2008 | 07:26
Compartilhar notícia


Veículos japoneses despertam mais confiança em consumidores brasileiros. De acordo com pesquisa feita pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), o índice de confiabilidade alcançado em modelos da Honda e da Toyota supera a credibilidade dada a carros nacionais. O preferido dos motoristas entrevistados pelo estudo é o Honda Fit, o automóvel mais recomendado para os amigos.

A explicação, segundo a pedagoga Elza Arnela Pacheco, de Santo André, está na segurança e na versatilidade do carro. “Recomendaria o Fit até para quem eu não gosto. Os japoneses foram muito inteligentes. Parece que ele é pequeno, mas é versátil como uma mini van. Estou bastante satisfeita, nunca me deixou na mão”, diz.

No levantamento de satisfação – baseado em quebras mecânicas, falhas elétricas e outros problemas que exigem manutenção –, o Ford Ecosport figura no lado oposto da lista. É o carro menos recomendado.

“O meu está quebrado, mandei para o conserto ainda hoje (segunda-feira). É um problema no cabo da embreagem. Logo que comprei, o modelo apresentou problema, tinha defeito de fábrica”, conta a bióloga Fátima Vilhena de Carvalho, de Santo André.

Apesar da colocação do Ecosport, a montadora subiu para a sexta posição na tabela de confiabilidade por marcas. A primeira é a Honda e a última, a Volkswagen.

“Esse resultado é particularmente surpreendente, já que a Volks sempre foi considerada uma marca com alto índice de confiabilidade, mas este é um resultado obtido com 3.027 consumidores por meio de uma pesquisa de satisfação, não técnica. Serve de alerta para as empresas”, diz a advogada da Pro Teste Karin Veloso.

Segundo a representante da entidade, a pesquisa seguiu conceitos usados na Europa e é inédita no País. “Não levamos os carros ao laboratório. Identificamos a impressão dos consumidores e reforçamos a recomendação já feita às montadoras. É preciso que se invista em baixa manutenção e alta segurança”, completa Karin.

No universo pesquisado, a maioria (62%) dos entrevistados afirmou que não se mantém fiel a uma determinada montadora quando troca de carro. Os automóveis atuais são de marcas diferentes do que os anteriores.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;