Memória Titulo
Para manter o sonho da vida
Ademir Medici
31/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Memória saúda o último dia de 2016 com uma foto que o professor José de Souza Martins tirou em 2002, em Cambridge, na Inglaterra. A legenda também é do professor: mesmo com as curvas da vida, devemos sempre acreditar.

A sua mensagem de final de ano traz otimismo: Martins deseja um ano novo de muita esperança e alegria. Respondemos: amém!

Professor Martins, em seus estudos voltados ao Grande ABC, cita o ano de 1717 como o ano da formação de duas fazendas importantes para a nossa região: as Fazendas São Bernardo e São Caetano datam de exatos três séculos atrás a serem completados no ano que se aproxima. Duas obras dos beneditinos, que também criaram uma terceira fazenda, a Jurubatuba, cujo território abrange imensa faixa urbana atual de São Bernardo.

Mais: quando as Fazendas São Caetano e São Bernardo foram formadas, o nome Santo André estava esquecido, apesar do Sítio Santo André Velho descoberto por Wanderley dos Santos. Por aqui prevaleciam expressões como Tijucuçu e Borda do Campo – nesta grande faixa entre a Capital e o Litoral.

Hoje podemos afirmar que as sete cidades do Grande ABC celebram erradamente as datas dos seus aniversários, a começar por Santo André e São Bernardo, que vão buscar no quinhentismo as suas origens. Nem sabemos, exatamente, onde ficava a vila de João Ramalho, a Santo André da Borda do Campo, para comemorarmos 400 e tantos anos de história. Enfim, são bons temas para o 14º Congresso de História do Grande ABC, a se realizar em novembro de 2017 em Rio Grande da Serra – sempre lembrando que a ideia dos congressos partiu do professor Martins, no tempo da primeira gestão do prefeito Celso Daniel.

Trezentos anos dos nomes São Bernardo e São Caetano entre nós, dois ciclos do Congresso de História do Grande ABC. Enfrentemos, pois, as curvas do rio. O sonho não morrerá.

 

Santos do Dia
São Silvestre I. O primeiro papa a ocupar a cátedra de Pedro após a conversão de Constantino. Ele era romano e foi eleito em 314. Graças a Silvestre, a paz foi mantida na Igreja e o primeiro concílio foi convocado, para acontecer na cidade de Nicéia. Morreu em 335. Foi papa durante 21 anos.

 

Catarina Labouré

Melânia

 

 

Em 31 de dezembro de...

1916 – Lançada a pedra fundamental da primeira sinagoga israelita no Brasil, à Rua Capitão Matarazzo, nº 18, em São Paulo.

A Guerra. Do noticiário do Estadão: o rei da Itália dará a recepção de Ano Bom na linha da frente.

 

1961 - Os Componentes da Alvorada, conjunto regional do Bairro Assunção, em São Bernardo, iniciavam a sua última caminhada, apresentando-se em 146 casas, até às 16h30 do dia 1º de janeiro de 1962.

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 31 de dezembro de 1986 – ano 29, edição 6329

Manchete – Reagan (Ronald) adia sanções contra o Brasil. O presidente norte-americano deu novo prazo, de seis meses, para revisão da lei de Informática.

Transportes – Tarifas de ônibus intermunicipais aumentam em 71%.

São Bernardo – Ação judicial impede obras no loteamento Jardim Tabajara, próximo ao Parque Estoril, no Distrito de Riacho Grande.

Vestibular 87 (nº 14) – Fundação Santo André: onde a tecnologia estuda a natureza.

Automobilismo – Ano de 1986 marcou saída do Fusca e muita confusão no mercado.

 

Hoje
Dia da Esperança

Dia das Devoluções

 

Municípios Paulistas
Celebram aniversário neste último dia do ano: Altair e Santa Cruz da Esperança.

Altair. Elevado a município em 1959, quando se separa de Olímpia.

Santa Cruz da Esperança. Elevado a município em 1993, quando se separa de Cajuru.

 

Municípios Brasileiros

Outros 41 municípios celebram seus aniversários em 31 de dezembro. Quinze estão em Minas Gerais: Ataléia, Bom Jesus do Galho, Dores de Guanhães, Itaguara, Itinga, Jacinto, Lagamar, Padre Paraíso, Pains, Pratápolis, Rubim, São Gonçalo do Abaeté, São João da Ponte, Seritinga e Sobrália.

Entre os aniversariantes, Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

 

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Rádio ABC AM (1570) – Causas nobres. Programa dedicado ao ano novo. Participação dos ouvintes, contando histórias vivenciadas nesta época do ano. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio ABC AM (1570). Portugal Trilha Nova. Meio século no ar (1966-2016). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

 

BENEDITA BARBOSA ANGELI (Ditinha)

(Bragança Paulista, 26-12-1935 – Ibiúna, SP, 29-12-2016)

 

Dona Ditinha cozinhava muito bem no seu bairro, o Apiaí, em Ibiúna. Fogão a lenha. Um feijão que só ela sabia preparar. E na sua Ibiúna por adoção, a jovem Ditinha conheceu o galante Luiz Angeli, o Zito de São Bernardo, que sempre estava em Ibiúna a serviço do pai, Cristiano, com serraria no sertão da cidade.

Com o casamento, Ditinha vinha sempre a São Bernardo. E os daqui, seus sogros, cunhados e sobrinhos iam sempre a Ibiúna. Antigos compêndios históricos estaduais citam os Angeli com negócios em Ibiúna.

A última viagem de Ditinha a São Bernardo aconteceu esta semana, com o seu sepultamento no jazigo dos Angeli, no Cemitério Museu de Vila Euclides.

Filha de José e Antonia Barbosa, dona Ditinha parte aos 81 anos. Deixa os filhos Valdir, Wilson, Vilma, Valmir, Valdemir e Vagner.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;