José Cardoso Titulo
Como reduzir os tributos legalmente?
José Cardoso
01/12/2016 | 07:10
Compartilhar notícia


Não há dúvidas de que o planejamento tributário pode representar um importante diferencial competitivo em momentos de crise, como o que estamos vivendo agora. Dados oficiais apontam que cerca de 34% do faturamento das empresas é destinado hoje ao pagamento de tributos, mas sabemos que, com tantas obrigações fiscais, encargos trabalhistas, taxas e outras obrigatoriedades, acabamos pagando mais ainda.

Reduzir custos é a palavra de ordem para que as companhias consigam sobreviver. E, para conseguir cortar gastos num planejamento tributário eficiente, é importante prever os custos fiscais antes que eles aconteçam. O fato é que o cenário de impostos brasileiros é extremamente repleto de meandros e complicações, isso sem falar nas obrigações que mudam de uma hora para outra.

Assim, faz-se necessário que sua empresa tenha um especialista devidamente capacitado, que entenda muito bem desse mercado e que consiga acompanhar as mudanças para que sua empresa não saia no prejuízo. Daí a importância da contratação de uma contabilidade competente, que ofereça ferramentas de qualidade e, mais que isso, estratégias confiáveis para o sucesso financeiro da sua empresa. Nesse contexto, reduzir tributos legalmente é perfeitamente possível.

POSSIBILIDADES - Já falamos aqui neste espaço sobre as três principais formas de regime tributário existentes no Brasil – Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Você sabia que a opção pelo tipo de tributação que sua empresa utilizará no próximo ano fiscal pode ser feita até o início do ano?

Mas, para que isso seja realizado de maneira assertiva, é preciso realizar série de análises com antecedência, verificando as especificidades de seu negócio e de seu mercado e todas as variáveis envolvidas, para que a chance de erro seja mínima. Isso faz parte de um planejamento tributário benfeito. É importante lembrar que o planejamento tributário é preventivo e deve ser realizado antes da ocorrência do fato gerador do tributo.

Uma coisa que deve ficar muito clara é que a elisão fiscal, ou seja, o planejamento tributário, não deve, de forma alguma, ser confundido com evasão ilícita, ou sonegação de impostos. A sonegação é uma prática ilegal, punível na forma da lei. Por isso, muitas vezes o que você acredita ser uma ''redução da carga tributária'' acaba lhe custando muito caro e pode até causar a falência do seu empreendimento.

Para ter sucesso em 2017, agora é hora de pensar no planejamento tributário da sua empresa. Estude, entenda, consulte especialistas, fale com seu profissional de contabilidade. Esta pode ser uma excelente oportunidade de melhorar a saúde financeira do seu negócio de maneira inteligente. Avante! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;