Memória Titulo Memória
O dia em que São Bernardo voltou à praça...

Prefeito eleito Orlando Morando retornou à Praça Lauro Gomes pela segunda vez em dois dias e garantiu que encontros do gênero terão o seu apoio irrestrito, bem como a memória da cidade

Ademir Médici
01/12/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


Quando esta página Memória se atreveu a promover uma visita ao busto do Simonsen em 30 de novembro, a ideia inicial era ir com o genealogista Vicente D’Angelo. E não é que a ideia deu certo!

Meus amigos, a São Bernardo dos Ronchetti, Cuzziol, Setti Braga, Vial, D’Angelo, Pessotti, Battistini, Oliveira Lima, se encontrou ontem na Praça Lauro Gomes, junto ao busto de Wallace Simonsen, na data cívica maior da cidade, o 30 de novembro.

Estava representada a São Bernardo dos Versolatto, Marotti, Guazzelli, Tosi. A São Bernardo dos Breda e dos Marson, dos Rocco e dos Arsuffi, dos Cheid e dos Ballotim, dos Basso e dos Fabbri. E os 72 anos da emancipação político-administrativa voltaram a ser celebrados em praça pública.

O prefeito eleito Orlando Morando retornou à Praça Lauro Gomes pela segunda vez em dois dias. E garantiu que encontros do gênero terão o seu apoio irrestrito, bem como a memória da cidade. O futuro chefe do Executivo adiantou que o busto do restaurador da autonomia ganhará maior visibilidade e que equipamentos como a Fonte Luminosa Princesa Isabel, ‘a Redentora’, terão um olhar especial.

(E quando escrevemos o nome completo da fonte e do seu qualificativo, é porque foi assim que a mesma fonte foi apresentada quando da inauguração em 1956 – tempo dos jatos coloridos que por décadas foram atração na cidade, até serem esquecidos e o equipamento, deteriorado).

Um caderno de assinaturas foi passado. O caderno registra a assinatura do Dr. Enzo Ferrari, verdadeiro patrimônio da medicina são-bernardense. A assinatura do advogado Luiz Moreira Salata (da OAB e da Brasilitalia).

Traz o autógrafo do Pedro Luis Guazzelli, o ‘Pedrinho do RH’, meio século de ótimos serviços prestados à Prefeitura.

Presença do jornalista Chiquinho Palmério, ícone do jornalismo do Grande ABC. Do escritor Manuel Filho, que se prepara para fazer o livro da Cidade da Criança. Do repórter do Cemitério Museu de Vila Euclides, professor João Paulo de Oliveira. Do berranteiro João de Deus Martinez. Do pesquisador ferroviário Adalberto Dias Almeida. Do zelador da Praça Lauro Gomes, José Martins Matheus, o coordenador dos artesãos – e se o busto do Simonsen permanece onde está, sem pichação, o fato se deve ao bom Matheus, que cuida da praça desde 1982.

As assinaturas do pessoal do Gipem, da Seção de Pesquisa e Memória, da Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo. Dos representantes de Santo André e Diadema. E o nosso pedido – “leve uma flor” – foi atendido. A corbeille dos Setti Braga, que maravilha!

Padre Ervino Vivian abençoou o encontro e foi além, propondo que iniciativas outras da memória sejam realizadas. A escola se fez representar pelas professoras Evanilde e Rosana, diretora e vice-diretora da EE Maria Iracema Munhoz.

Carla Belardo tirou fotos. Sombrinhas e guarda-chuvas protegeram da garoa tão batateira. Olga Guazzelli comandou o Coral da Autonomia, reforçado com o talento dos Bicchieri d’Oro. E os nomes de todos os autonomistas foram lidos e relidos pela Hilda Breda. A cidade sorriu. O sonho de novas jornadas se abriu. O Diário cobriu in loco a solenidade – confiram nesta edição e no Diário Online (o DOL), com direito a filmagem e tudo. Nós da Memória só podemos dizer: “Gente, obrigado”. Obrigado, André Vial.

Um novo desenho municipalista
Em 1944, juntamente com São Bernardo, mais de 30 outras localidades paulistas obtiveram suas autonomias. Vários daqueles novos municípios celebram seus aniversários em 30 de novembro. São os casos de Álvares Machado, Cosmópolis, Elias Fausto, Franco da Rocha, Lutécia, Miracatu, Registro e Sales de Oliveira.

Outros municípios emancipados em 30-11-1944 festejam seus aniversários em outras datas, caso do próprio São Bernardo, que foi buscar no calendário católico a data do 20 de agosto.

Também Mirandópolis, General Salgado, Bastos, Parananapanema, Rinópolis e Osvaldo Cruz celebram seus aniversários em outras datas.

Wallace Simonsen, nomeado prefeito de São Bernardo ‘do Campo’, tornou-se uma espécie de porta-voz dos novos municípios, como veremos.

AMANHÃ EM MEMÓRIA
Simonsen traz Getúlio a São Bernardo.
Carvalho Sobrinho defende a integridade de Santo André

Diário há 30 anos...
Domingo, 30 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6304
Grande ABC – A qualidade da água em debate. Quem tem razão? Em duas páginas, são abordadas declarações de técnicos e políticos reunidos em mesa-redonda na Redação.
Política – TRE divulga apuração oficial das eleições de 15 de novembro apenas em 3 de dezembro.
Ribeirão Pires – Grupo paulista quer comprar o Paço para montar um shopping center.
Música – Sylvio Mazzucca, maestro: música, paixão de ontem e de hoje. Reportagem: Regina Belletato Fonseca.
Polícia – Poucos casos de violência sexual são resolvidos. Reportagem: Nilton Hernandes.

Em 1º de dezembro de
1896 – Antonio Richter nasce no Núcleo Colonial de São Bernardo. A família era apelidada Ferrarão. Sr. Antonio viveu mais de 100 anos e foi colaborador desta página Memória.
1916 – Circula o número 5 da Revista de São Bernardo.
A guerra. Do noticiário do Estadão: o avanço russo nos Cárpatos, arquipélago grego.
1971 – Casas Pernambucanas inaugura filial em Mauá: Avenida Barão de Mauá, números 16 a 20.
1976 – Alunos de Comunicação da Metodista divulgam vídeo sobre as atividades dos quatro anos do curso, sob a orientação dos professores Ronaldo Brose e Gisela Swetlana.
1981 – Ao vencer o XV de Piracicaba por 3 a 1, o EC Santo André torna-se o primeiro clube do Grande ABC a ascender, em campo, jogando, ao principal campeonato do futebol de São Paulo.
SANTO ANDRÉ 3, XV DE PIRACICABA 1
Jogo: final da Segunda Divisão de 1981 do Campeonato Paulista
Local: Parque Antarctica
Santo André: Tonho, Zé Carlos, Tutu, Rubão e Dodô; Soni, Piorra e Arnaldo; Paulo Borges (depois Radar), Lance (depois Freitas) e Da Silva.
XV de Piracicaba: Pizelli, Alan, Ailton Luís, China, Ademir e Vadinho; Rogério e Zezinho; Serginho (depois Tarugo), Orlei e Brandão.
Gols: Paulo Borges aos 21 minutos do primeiro tempo, Rubão aos 7, Radar aos 25 e Vadinho aos 43, todos no segundo tempo.
Árbitro: Oscar Scolfaro.
Renda: 3 milhões 868 mil e 400 cruzeiros.
Público: 16.225 pagantes.

Hoje
Dia Internacional da Luta contra a Aids

Santos do dia
Elói ou Elígio (Chaptelat, França, 588 – Holanda 660). Bispo, escultor, modelista, marceneiro e ourives.
Cândida de Roma
Naum
Bv. Charles de Foucauld.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 30 de novembro:
No Pará, Breves;
No Rio de Janeiro, Cardoso Moreira
No Piauí, Dirceu Arcoverde, Monsenhor Hipólito, Santa Cruz e São Francisco do Piauí
No Rio Grande do Sul, Faxinal do Soturno, Jaboticaba, Pirapó, Progresso, São Jorge e Três Arroios
No Paraná, Itaguajé, Itambaracá, Santa Cruz de Monte Castelo
Na Bahia, Mortugaba
Em Minas Gerais, Muzambinho, Rio Paranaíba
No Maranhão, Olho d’Água das Cunhãs, Santa Luzia do Paruá
No Rio Grande do Norte, Santa Cruz.

Municípios paulistas
Elói ou Elígio (Chaptelat, França, 588 – Holanda 660). Bispo, escultor, modelista, marceneiro e ourives.
Cândida de Roma
Naum
Bv. Charles de Foucauld.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;