Esportes Titulo
São Bernardo recebe prova de duatlo
Henrique Munhoz
Do Diário do Grande ABC
17/04/2011 | 07:29
Compartilhar notícia
Divulgação


São Bernardo será palco da 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Duatlo. A prova, que começa às 9h, contará com a presença de cerca de 200 atletas. O percurso, que alternará corrida e ciclismo, passará pela Avenida Lauro Gomes e pela Rua Aldino Pinotti.

Serão 27,5 quilômetros de prova. Os atletas terão de correr cinco, pedalar 20 e depois correr mais 2.500 m. Segundo o organizador da prova, Hilton Lopes, 40 anos, essa distância é considerada curta para os praticantes da modalidade. "Em outras competições, os atletas têm o dobro deste percurso", conta.

Esta etapa é classificatória para o Campeonato Brasileiro de Duatlo. Guto Antunes, 32, campeão no ano passado, disse que gosta de correr na região. "Conheço o percurso e sei que é uma prova muito rápida e muito disputada. Além disso, incentiva a região, que gosta muito do esporte, mas recebe poucas provas."

A inscrição foi aberta a toda a população. De acordo com Hilton Lopes, serão apenas uns 15 corredores profissionais na corrida, que irão brigar pelo título da prova. O restante dos atletas é amador. Porém, como a modalidade é muito desgastante, o organizador não acredita que algum praticante disputará o evento sem ter um treinamento específico.

Apesar disso, o treinador Alexandre Gaglioli, que também disputará a prova, alerta os atletas amadores sobre cuidados a serem tomados no decorrer da corrida.

"Quem não é profissional tem de fazer a prova dentro do seu limite. Não pode exagerar, pois isso pode acarretar algum problema posteriormente. Além disso, na parte do ciclismo, é necessário muita atenção nas curvas."

Assim como a maioria dos atletas profissionais, Guto Antunes treina de duas a três horas por dia. "Não tenho feriado nem fim de semana. É essa carga todos os dias. Têm atletas que treinam de cinco a seis horas, mas é dia sim, dia não. Acredito que faço da maneira correta", finalizou.

O organizador do evento declarou que o vencedor irá completar a prova com um tempo entre 50 e 58 minutos.

 

Praticantes da modalidade reclamam de desvalorização

 

Poucos atletas atuam exclusivamente no Duatlo. A maioria pratica o Triatlo, esporte que, além da corrida e ciclismo, conta com a natação. Porém, em ambas as modalidades, a desvalorização é constante.

Segundo o técnico Alexandre Giglioli, 30 atletas vivem da prática do triatlo. "Tenho competidores que são médicos, advogados , dentistas. A renda deste esporte não é suficiente".

Guto Antunes é um destes casos. Apesar de ser um dos principais atletas do País, o triatleta divide as horas de treino com o serviço de bancário. "No Brasil, não existe o profissionalismo, apenas apaixonados pelo esporte", conta.

O competidor reclama tanto do investimento público quanto do privado. "Os patrocinadores fazem contrato de um ano. Nós precisamos de garantia, e isso só acontece com contratos de no mínimo quatro anos". No ano passado, quando foi a Flórida representar o Brasil no Mundial de Triatlo, torneio em que ficou no 32º lugar, Guto teve de custear grande parte da viagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;