Setecidades Titulo
Hortifrutis terão de ser rotulados
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
27/01/2004 | 22:05
Compartilhar notícia


A partir de segunda-feira, todas as frutas, verduras e leguminosas devem chegar às prateleiras rotuladas com data de validade, peso e nome do produtor. A determinação é da lei federal 9.942, aprovada em 2000 e normatizada pelo decreto 3.664/00. Até mesmo os produtos vendidos à granel devem ter estas informações.

A fiscalização será feita pelo Ministério da Agricultura e por parceiros regionais, como a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), que ajudou a elaborar a lei. Os grandes centros de distribuição devem receber os produtos empacotados e em caixas específicas, para depois repassá-los ao comércio.

Nas feiras livres, os hortifrutis podem continuar sendo vendidos à granel, mas os feirantes devem ter as caixas que transportaram os produtos com o rótulo identificador. “A rotulagem faz parte, inclusive, de um acordo feito no Mercosul, que tem como objetivo tanto para proteger o consumidor como para garantir uma boa concorrência”, explicou o assessor do Ministério da Agricultura, Fábio Fernandes.

O supervisor de abastecimento da Craisa, Hélio Tomaz Rocha, disse que participou de várias reuniões para a elaboração do projeto e que, agora, equipes da Companhia irão auxiliar na fiscalização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;