Economia Titulo Carreira
Recrutamento
Isis Borge
Gerente de recrutamento da Robert Half
15/11/2016 | 07:15
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1) O recrutador deve se atentar mais às questões técnicas ou comportamentais do candidato?

Para o segmento de atuação, questões técnicas dos profissionais são fundamentais, mas cada vez mais o perfil comportamental tem se tornado relevante para garantir sucesso da contratação no longo prazo. Empresas já perceberam que é mais viável treinar a equipe com relação às habilidades técnicas do que com relação aos valores pessoais ou habilidades comportamentais. Garra, resiliência, liderança, empatia, comprometimento, abertura a mudanças e para soluções de conflitos, a partir de comunicação não violenta, contam cada vez mais pontos.

2) Para o recrutador, desafio nas entrevistas é entender pontos em que o profissional fracassou e precisou se superar. Como entender a questão sem intimidá-lo a expor os pontos fracos?

Alternativa é pedir aos candidatos que apresentem espécie de currículo às avessas ou que contém casos de insucessos, com os tropeços que invariavelmente ocorrem no dia a dia corporativo, por exemplo. Essa será a sua chance de saber como eles superaram obstáculos e o que aprenderam com a situação, identificando valores importantes. Nessa situação também é possível medir o quão espontâneo e verdadeiro o candidato se mostra.

3) Qual a melhor maneira de entender como foi a saída do profissional de seu último emprego?

Boa forma de entender essa questão é pedir para ele relatar como foi o último dia de trabalho na organização anterior, em vez de perguntar se o profissional teve problemas na saída da última empresa. Ao lembrar-se deste dia, o candidato resgatará da memória lembranças positivas ou negativas de sua saída, que são expressas de forma verbal e não verbal, possibilitando maior aprofundamento no assunto. Paralelo a isso, é sempre importante pegar referências dele com o antigo empregador e também questionar a razão da saída dele da empresa.

4) Entender se aquele profissional tem aderência ao perfil e cultura da companhia é algo desafiador. Como identificar esse ponto na sala de entrevista?

Antes de iniciar o processo de seleção, o recrutador deve ter muito claros os valores da companhia, ou seja, quais são as diretrizes que guiam negócios e permeiam em todas esferas da organização. É com base nesse entendimento que a condução da entrevista deve ser focada. É necessária atenção para diagnosticar coerência nas respostas entre a essência do profissional e da empresa. Sem dúvida, essa é uma das partes mais delicadas das entrevistas, pois excelente candidato do ponto de vista técnico pode ter perfil comportamental totalmente diferente da cultura corporativa para qual se está recrutando.

5) Existe algum passo a passo para facilitar esse processo nas entrevistas?

Não existe regra e cada recrutador vai encontrar a melhor forma de extrair essas informações, de acordo com sua vivência e experiência. Procure fazer as mesmas perguntas macro aos candidatos para ter melhor base de comparação entre eles e sempre que possível entreviste-os em curto espaço de tempo para não correr o risco de esquecer detalhes dos candidatos anteriormente entrevistados. Tente sempre anotar os pontos-chave para que isso ajude futuramente a relembrar a entrevista. Para encontrar aderência entre os valores da empresa e o candidato, os cinco passos abaixo podem contribuir com o processo:

– Procure pessoas que saibam perder e errar, tirando ensinamentos preciosos dessas situações;

– Busque identificar os valores que guiam o profissional na tomada de decisão, e se eles estão alinhados com os valores da empresa;

– Faça perguntas que reavivam emoções do candidato. Atente-se à comunicação verbal e não verbal;

– Observe os valores da companhia e busque identificá-los nos candidatos. Esse alinhamento é fundamental;

– Pergunte sobre a vida pessoal do candidato – é importante que ele tenha uma.  




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