Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Profissionalizando seu RH
Cíntia Bortotto
07/11/2016 | 07:29
Compartilhar notícia


As empresas menores, de pequeno porte, certamente têm menos recursos e dificilmente possuem departamento especializado em recursos humanos. Realmente é difícil ter uma pessoa focada somente nisso em companhia com dez funcionários, por exemplo. Daí podem advir diversos problemas, como contratações malsucedidas e pessoas erradas nos postos errados, processos trabalhistas, falta de planos de carreira e até falta de motivação e engajamento. Boa notícia é que alguns recursos tecnológicos podem ajudar a minimizar este tipo de problema, e o melhor: sem necessitar de grandes investimentos financeiros. Para realizar controle estruturado dos profissionais após a contratação, procedimento essencial para que os talentos não ‘fujam’, é preciso ter organização.

Ferramentas de gestão on-line podem ajudar, por exemplo, no caso dos contratos, aspectos financeiros e comportamentais. Os contratos devem ser elaborados e revisados com cuidado – as pequenas empresas podem encontrar profissionais liberais que oferecem serviços on-line, bem como sistemas que também auxiliam na sua confecção.

No aspecto financeiro, é necessário que o empresário acompanhe a evolução do profissional, seus ganhos, salários, médias de mercado, reembolsos, benefícios e outros e softwares de gestão, como os chamados ERPs (em inglês Enterprise Resource Planning), podem ajudar bastante. Estes sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.


E para contratar assertivamente?

Erro de contratação é grande problema para pequenos negócios, uma vez que pode ser grande perda de receita. Além de não conseguir reter os talentos, contratar a pessoa errada gera alto custo com rescisões, treinamentos, despesas de contratação que podem ser pagas várias vezes sem necessidade.

Tecnologia e métodos são essenciais neste caso. Ter a descrição precisa das vagas é muito importante, com as incumbências de cada funcionário, benefícios etc, tudo bem detalhado. Processos de contratação e padrões para descrições de vagas, entrevistas e triagem de currículos precisam ser criados.

O LinkedIn pode ser grande aliado na hora de encontrar a pessoa certa, pois a rede social possui ferramentas específicas para uso por empresas que desejam contratar e, inclusive, por lá mesmo, você consegue encontrar candidatos mais qualificados, analisar o desempenho de seus anúncios em tempo real e receber até mesmo ajuda nas descrições e formato das vagas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;