Esportes Titulo
Ministro afirma que trem-bala só fica pronto após o Mundial
Das Agências
10/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro do Turismo, Luiz Barreto, admitiu ontem que o trem-bala ligando São Paulo ao Rio de Janeiro não deve ser concluído em tempo para a Copa do Mundo de 2014. Primeiro convidado a falar no Seminário Internacional de Futebol - Copa 2014 -, ontem, na Capital, Barreto calcula que a interligação só ficará pronta dois anos após o evento, mas em tempo para os Jogos Olímpicos Rio-2016.

Segundo o ministro, apenas o trecho paulista (ligando Campinas à Capital) tem chances de ser finalizado até a Copa. "Já significaria grande avanço", valorizou.

Na opinião de Barreto, infraestrutura, saneamento e drenagem são os principais desafios brasileiros na organização do Mundial. Até a Copa, São Paulo pretende investir R$ 3 bilhões na ampliação dos sistemas de transporte, incluindo a malha pública (trens, ônibus e metrô) e aeroportos.

Neste mesmo período, o ministério de Turismo promete R$ 400 milhões em investimentos, principalmente em capacitação de pessoal.

"Estamos trabalhando para ampliar a qualificação da infraestrutura, hotelaria e capacitação profissional", destacou o ministro. "Vão aumentar as oportunidades de empregos no setor. Tenho certeza de que os trabalhadores da área de turismo vão obter ganhos importantes com o aumento da concorrência."

Durante o seminário, o chefe do departamento de relações governamentais e internacionais da área de Durban, Eric Apelgren, apresentou detalhes sobre a preparação da África do Sul para o Mundial deste ano.

VITÓRIA - Enquanto no Brasil o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, reafirmava sua confiança na escolha do Estádio do Morumbi para sede da abertura da Copa, o Tricolor obtinha, na Suíça, vitória importante para confirmar seu desejo.

Representantes do clube se reuniram com a Fifa, em Zurique, apresentaram nova versão do projeto de readequação da arena e a entidade considerou que, com as mudanças, o Morumbi estará capacitado para receber confrontos da fase semifinal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;