Política Titulo Projeto político
Nelson Triunfo aposta em organização e jovens
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/03/2012 | 07:59
Compartilhar notícia


Pela segunda vez, o coreógrafo Nelson Triunfo (PT) tentará passar pelo crivo das urnas para se tornar vereador em Diadema. Precursor do hip hop e do break no País, o pernambucano da pequena cidade de Triunfo aposta em melhor estrutura de campanha para, desta vez, conseguir chegar à Câmara.

Há quatro anos, o petista - que coordena a Casa do Hip Hop na cidade - conquistou 1.277 votos. "Em 2008, saí mais para completar chapa. O partido pediu e eu atendi. Desta vez estou saindo com tempo para trabalhar e falar das minhas ideias. Tudo será diferente agora", prevê.

Aos 57 anos, Triunfo chegou a São Paulo em 1977. Antes, na Bahia, tivera contato com a música black, que ajudou a popularizar anos depois. Na década de 1980, chamou atenção pelo visual vistoso, com cabelo black power em plena ditadura militar. Em 1984, ficuo nacionalmente conhecido ao participar da abertura da novela Partido Alto, da Rede Globo.

Triunfo, porém, vê tempos distintos, principalmente na política. "A juventude hoje não se interessa tanto por política. Tento, com meus projetos, falar para os jovens como políticas sociais ajudam a população, quanto elas são importantes. Mas é muito difícil ver jovem com consciência política", lamenta. "Antes conseguíamos nos expressar por meio da música. Hoje a juventude só quer saber de funk carioca e sertanejo, que pouco mostram a realidade da periferia. Nada contra esses estilos, mas antes tinha muito mais ativismo, ideologia."

O coreógrafo conta que, em troca de auxiliar jovens de periferia de Diadema, deixa de fazer shows e ganhar dinheiro com seu trabalho. Ele já participou de apresentações ao lado de Gilberto Gil e Sandra de Sá, além de ter sido protagonista, em 2006, da Copa de Culturas do Mundo, realizada na Alemanha. "Acredito que tenho muito o que fazer ainda. Tenho embriões espalhados e que não posso deixar morrer."

A Casa do Hip Hop, fundada em 1999, fica no Jardim Canhema, em Diadema. Triunfo organiza diversas oficinas culturais a jovens, com apoio da Prefeitura, hoje chefiada por Mário Reali (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;