Cultura & Lazer Titulo
Sesc Santo André inaugura programa de música erudita
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
01/06/2002 | 16:11
Compartilhar notícia


O quarteto Quaternaglia, refinado grupo instrumental de violões, inaugura neste domingo, às 11h, a programação de música erudita nas manhãs de domingo, no Sesc Santo André (r. Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1250). Os instrumentistas executarão músicas de Egberto Gismonti, Ernesto Nazareth (1863-1934) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Esta programação acontecerá nos primeiros domingos de cada mês, com entrada franca.

O Quaternaglia tem três CDs gravados. A atual formação é encabeçada pelo andreense Fábio Ramazzina e conta também com Sidney Molina, Paulo Porto Alegre e Fernando de Lima.

O último CD do grupo é Forrobodó, que tem composições de Sérgio Assad, Paulo Bellinati, Ernesto Nazareth e Egberto Gismonti. A peça Um Anjo, composta por Gismonti e integrante deste CD, foi arranjada por Paulo Porto Alegre. Inicialmente composta para a trilha sonora do filme Quarup, de Ruy Guerra, é agora peça integrante do repertório do grupo. De Ernesto Nazareth o grupo gravou Batuque, um tango adaptado por Gismonti, a princípio para violão e piano. A partir desta versão, Paulo Porto Alegre realizou arranjo para quarteto de violões.

Finalmente, o repertório do Quaternaglia também inclui peças de Villa-Lobos. São elas A Lenda do Caboclo, transcrita para violões por Eduardo Fleury, outro integrante do quarteto, e Bachianas Brasileiras Nº 1, primeira da série de nove composições na qual o maestro dialoga a universalidade da obra de Bach (1685-1750) com a música popular brasileira da primeira metade do século XX.

Formado há quase dez anos, o Quaternaglia realiza diversos recitais e concertos no Brasil e no exterior – a última excursão foi em janeiro e fevereiro deste ano nos Estados Unidos. O quarteto já foi vencedor do Concurso Internacional de Guitarra de Havana, Cuba, e recebeu o Prêmio Carlos Gomes como o melhor grupo de câmara de 1997, além de atuar, nos Estados Unidos, nas séries Friends of Music e The American Guitar Society Concert Series.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;