Setecidades Titulo
Seccional de Diadema encara desafios
Reynaldo Gollo
Da Redaçao
11/12/1999 | 17:45
Compartilhar notícia


A nova Seccional de Polícia Civil de Diadema abre suas portas para sérios desafios. Oficializada em outubro - quando ganhou autonomia da Seccional de Sao Bernardo - e instalada em seu novo prédio na última quarta-feira, o novo órgao, de fato, só poderá pôr seus planos nas ruas no ano 2000. Terá pela frente a missao de baixar índices de criminalidade durante o último ano do milênio. Alguns assustadores, como os aumentos de 165,9% dos roubos e furtos nas ruas da cidade e de 44% dos roubos de carros, na comparaçao entre 1998 e 1999; outros mais otimistas, como as quedas de 29% nos roubos em caixas eletrônicos e de 55% nos assaltos a banco ou carros-fortes.

O delegado seccional, Mário Jordao Toledo Leme, nao esperou o réveillon para fazer seus desejos de Ano Novo. "Já pedi um aumento de mais de 60% no número de investigadores que temos hoje em Diadema", o que elevaria de 45 para 75 o quadro de seus agentes na cidade.

Se aprovado e atendido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, representará o nascimento de três unidades de açao específica consideradas prioritárias para a cidade: Garra, o Grupo Armado de Repressao a Roubos e Assaltos; Dise, a Delegacia de Investigaçoes Sobre Entorpecentes; e Homicídios.

"Esperamos poder implementá-las ainda no primeiro semestre de 2000", disse Jordao. "Nos 45 dias que estamos aqui, fizemos um estudo global e chegamos à conclusao de que sao as três principais áreas para intesificarmos esforços." Para o delegado seccional, o tráfico de droga é um dos principais geradores de crimes como roubo e homicídio. Drogas, roubos e mortes em um só pacote. Daí, a importância de ter as três novas unidades.

"O nóia (criminoso viciado motivado pela busca de dinheiro para drogas) pratica pequenos roubos e furtos. Esse tipo de marginal é a base dos pequenos roubos", explicou Jordao. "Mas há outros fatores que elevam o índice de roubos a transeuntes (aumento de exatos 165,95% de 1998 para este ano). Nao tenho dúvida de que o fator social influi muito. O desemprego leva muita gente ao desespero."

De janeiro a outubro deste ano (período cuja contabilidade já foi tabulada pelas seccionais e pela Secretaria de Segurança), houve avanços notáveis e retrocessos marcantes na incidência de crimes em Diadema em relaçao ao mesmo período do ano passado. Os dados mais desanimadores, além dos de roubos a transeuntes, foram os aumentos de 44,52% de roubos de carros e de 16,73% de roubos a ônibus.

O índice de homicídios, que já colocou Diadema entre os mais alarmantes do país, ainda é alto, mas sua incidência subiu apenas 2,21%, considerado por delegados como "sob controle" - um termo questionável quando se fala de homicídios. Se mantida a média mensal até o fim do ano, Diadema terá registrado 9,95 homicídios por grupo de 10 mil habitantes (pouco abaixo dos 10,76 de 1998, segundo a Secretaria de Segurança, que colocou a cidade na incômoda liderança estadual desse quesito).

Como bom princípio, a nova seccional recebe dados promissores. Entre as 14 modalidades de crime listadas nas estatísticas da Polícia Civil, uma é considerada estável (a de homicídios) e oito apresentaram queda neste ano. Algumas bem animadoras. Furta-se residências 60,20% menos; um terço a menos de roubos de pessoas em caixas eletrônicos; 19,62% menos roubos de carga; caíram pela metade os roubos em escolas; e os roubos a banco ou carros-fortes baixaram 55,55%.

A separaçao da Seccional de Sao Bernardo possibilita um aumento de equipamentos e de contingente para as delegacias de Diadema. Em janeiro próximo, sao esperados mais homens e viaturas - em números ainda nao confirmados - para os quatro distritos policiais da cidade. A nova seccional quer conseguir também mais 15 escrivaes e pelo menos seis novos delegados.

Mas nao é só a perspectiva de mais recursos humano e operacional que depoem a favor da nova Seccional. "O aspecto psicológico ajuda muito", afirmou Jordao. "Nosso pessoal está muito animado com a mudança. Se sentem mais fortes com a seccional própria." Pesa também a carreira profissional. A nova unidade diretora da Polícia Civil de Diadema possibilita mais cargos e possibilidades de ascençao para os policiais da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;