Política Titulo
Último debate é nesta sexta
29/10/2010 | 08:45
Compartilhar notícia


No último e mais esperado debate entre os candidatos à Presidência, que ocorre hoje à noite, na TV Globo, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) vão para uma arena cercados por 80 eleitores indecisos e sem poder fazer perguntas um para o outro. As regras estabelecidas pela emissora preveem que apenas os convidados - todos selecionados pelo Ibope e vindos de diferentes Estados do País - encaminharão as questões.

Os embates entre Dilma e Serra se limitarão aos comentários. Depois de cada resposta de um candidato, o adversário poderá fazer ponderações sobre o que foi falado. Em seguida, vem a tréplica. Resposta, comentário e tréplica terão dois minutos de duração, cada. O programa terá três blocos. No último, os candidatos farão suas considerações finais, que também terão dois minutos.

Os eleitores indecisos que participarão do debate tiveram que elaborar cinco perguntas por escrito sobre temas específicos: Saúde, Educação, Meio Ambiente, Políticas Sociais, Previdência, investimento em Infraestrutura, Economia, Agricultura, Saneamento, política externa, corrupção, Transportes, desemprego, Segurança, Habitação, funcionalismo público, impostos, legislação trabalhista e energia. Das 400 questões, serão selecionadas as 12 mais representativas sobre cada tema.

O cenário do debate foi montado de forma que Dilma e Serra possam caminhar pelo estúdio e até se aproximar dos convidados. O sistema, que já foi usado em 2006, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disputaram o segundo turno da eleição, deixa os candidatos mais expostos.

Para o candidato a vice na chapa de Serra, o deputado federal Indio da Costa (DEM), as perguntas encaminhadas por indecisos vão expor melhor as ideias dos candidatos e ajudar os eleitores a se definir.

"A estrutura do debate não nos atrapalha. Quanto mais for esclarecedor o debate e quanto mais a população perguntar para os candidatos o que realmente quer saber, melhor. Porque sai de uma guerra entre um candidato e outro, e o contraste vai para o campo das ideias", argumentou Indio.

O secretário de Comunicação do PT, deputado federal André Vargas, também acredita que o sistema estabelecido vai facilitar o eleitor saber o que cada candidato pensa. "Nós pensamos de um jeito e eles de outro. Nossas opiniões sobre privatização e políticas sociais, por exemplo, são completamente diferentes e, no debate, teremos a chance de deixar isso ainda mais claro para o eleitor", explicou Vargas.

Petista aumenta vantagem de 11 para 13 pontos

Dilma Rousseff aumentou a vantagem sobre José Serra de 11 para 13 pontos percentuais. Pesquisa Ibope de intenções de voto divulgada ontem e encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela Rede Globo aponta a petista com 52%, enquanto o tucano figura com 39%.

Na última mostra, divulgada no dia 20, Dilma aparecia com 51% e Serra registrava 40% das intenções de voto. O levantamento mostra ainda que, na comparação com a última pesquisa, o total de eleitores que dizem votar em branco ou nulo se manteve em 5%, assim como aqueles que se dizem indecisos seguiu em 4%.

Se considerados apenas os votos válidos (sem indecisos e votos brancos e nulos), a vantagem da petista sobre o tucano cresceu para 14 pontos percentuais. Dilma aparece agora com 57% e Serra tem 43%, enquanto na mostra anterior a petista tinha 56% e o tucano apresentava 44% - uma diferença de 12 pontos porcentuais.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 26 a 28 de outubro e ouviu 3.010 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o protocolo número 37.596/2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;