Setecidades Titulo
Fiéis celebram São Jorge na região
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
23/04/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


O Dia de São Jorge será comemorado por católicos e praticantes das religiões afro-brasileiras na região. Por conta do feriado de Páscoa, as celebrações que aconteceriam hoje, data do santo, na Paróquia São Jorge (Travessa Mauá, 121, Cidade São Jorge), em Santo André, serão feitas durante a próxima semana.

A cada dia, a missa das 19h será celebrada por um padre diferente. Na terça-feira será a vez do bispo da Diocese de Santo André, dom Nelson Westrupp. Domingo, dia 1º de maio, após a missa das 8h30 será feita uma carreata pelo bairro com a imagem do santo. Em seguida, haverá um almoço com boi no rolete.

O padre Ângelo Belloso acredita que muitos fiéis devem comparecer na próxima semana. "Pelo grande número de pessoas que comparecem, estamos com projeto de criar uma nova matriz para melhorar o acolhimento."

Belloso explicou que São Jorge foi um soldado que renunciou à carreira militar, bens, e se converteu ao cristianismo. "Ele foi perseguido, interrogado por diversas autoridades que tentaram fazer com que renunciasse. Como não aconteceu, foi torturado, mas nem por isso desistiu de ter a fé cristã", explicou o padre.

É por essa fidelidade que o padre acredita que muitos são devotos a São Jorge. "Ele é um santo forte, das causas difíceis."

SINCRETISMO
Na cultura afro-brasileira, o santo representa Ogum. O presidente da Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros de Diadema, Cássio Ribeiro, disse que as comemorações de amanhã serão realizadas nos terreiros e casas de umbanda. "Terá a feijoada, que é símbolo de Ogum, e será distribuída para a população, além da cerveja, que será usada para lavar a cabeça dos filhos, para dar proteção."

Ribeiro explicou que no próximo domingo será realizada comemoração que deve reunir cerca de 3.000 pessoas. Haverá uma procissão que vai sair da Praça Castelo Branco, no Centro, em Diadema, a partir das 13h, e deve seguir até o Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna (Rua Oriente Monti, 115, Centro).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;