Setecidades Titulo
Consórcio aponta novo PS como solução para o Nardini
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
07/04/2009 | 07:52
Compartilhar notícia


O desmembramento do pronto-socorro é a ideia principal de um plano que pretende melhorar as condições de atendimento do Hospital Doutor Radamés Nardini, em Mauá. A proposta foi discutida segunda-feira pelos prefeitos durante reunião do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e deverá ser colocada em prática até abril de 2010. A entidade pretende ainda resgatar a discussão com o governo estadual sobre melhorias para a unidade.

Os prefeitos deixaram o encontro com o discurso fechado em torno da separação entre o pronto-socorro e o restante do hospital. O entendimento é de que a demanda atual ‘contamina' os serviços, por isso a necessidade da divisão.

A solução será a construção do Pronto-Socorro Municipal, que deve ser concluído até abril de 2010. As verbas deverão chegar por emendas parlamentares e, o restante, será complementado com recursos próprios do município. "Já está autorizada licitação, que deve durar cerca de 45 dias", disse o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT).

A administração estuda duas áreas na região central de Mauá para a construção do novo Pronto-Socorro, uma delas na alça de acesso da Avenida Papa João 23, que ficaria próxima à ligação com o Trecho Sul do Rodoanel.

O prefeito de Mauá ressaltou que o caminho para obtenção de recursos federais também está livre. Ele fez críticas ainda à gestão anterior, que sabia dos problemas do hospital, mas não recorreu a Brasília em momento algum nos últimos anos. "A verdade é que não foi feita a lição de casa", afirmou.

A ‘lição de casa' está agora nas mãos da atual administração, que deve entregar ao governo federal um relatório detalhado sobre as condições do hospital. A lista de pendências foi solicitada diretamente pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na metade de março, mas até agora não foi remetida ao governo federal.

O presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), reafirmou o interesse de buscar uma resposta do governo estadual para a solução do problema. "Devemos marcar uma reunião entre os prefeitos e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata", disse.

Auricchio lembrou que, apesar de estar em Mauá, o hospital tem importância regional. "É uma situação grave e quem sofre são os moradores do Grande ABC."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;