Política Titulo
FHC viaja para Alemanha e França nesta 3ª
Do Diário do Grande ABC
29/05/2000 | 17:18
Compartilhar notícia


O presidente brasileiro, Fernando Henrique Cardoso, viaja nesta terça-feira à Alemanha e à França com o objetivo de conseguir apoio europeu para uma política voltada para os aspectos sociais, além de tentar agilizar as negociaçoes Mercosul-Uniao Européia.

Na segunda viagem à Europa em um ano, o presidente brasileiro participará quarta-feira de um jantar oferecido pelas autoridades alemas que antecederá a abertura da Exposiçao Universal de Hannover (norte da Alemanha), na quinta-feira. O pavilhao do Brasil na exposiçao custou R$ 16 milhoes (US$ 8,8 milhoes).

Na sexta-feira e no sábado, FHC participará de uma segunda reuniao sobre a chamada terceira via, que enfatiza a necessidade de as políticas governamentais apresentarem um matiz muito mais social que até agora.

A reuniao, que contará com a participaçao de representantes dos governos social-democratas, dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelos chefes de Estado e de Governo da Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França, Gra-Bretanha e Itália nos dias 20 e 21 de novembro passado na cidade italiana de Florença.

"O encontro debaterá os meios para dar um sentido humano à gestao do Estado. Agora é a vez do social", afirmou o chefe do Departamento da Europa da chancelaria brasileira, Marcelo Jardim.

O desemprego, a criminalidade, a previdência social, a questao salarial e os efeitos da globalizaçao da economia estarao entre os temas desta reuniao, que contará com a presença do presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, dos primeiros-ministros da Alemanha, Gerard Schroder; França, Lionel Jospin; Itália, Giuliano Amato e Gra-Bretanha, Tony Blair.

Também participarao os presidentes de Argentina, Fernando de La Rúa; Chile, Ricardo Lagos; Portugal, Antonio Guterres; e Africa do Sul, Thabo Mbeki; assim como os primeiros-ministros de Canadá, Grécia, Holanda, Suécia e Nova Zelândia.

O presidente FHC já adiantou os principais pontos da viagem nesta segunda-feira, durante o II Forum Global realizado pela chancelaria brasileira, que tem como tema `Estado democrático e Governabilidade no Século XXI'.

O presidente brasileiro defendeu a criaçao de mecanismos descentralizados e mais abertos ao controle popular que se traduzam em maior transparência na aplicaçao de políticas públicas.

FHC passará o final de semana em Paris. Segunda-feira vai se encontrar com o presidente francês, Jacques Chirac, para um almoço no palácio de governo e, depois, com o primeiro-ministro, Lionel Jospin.

O Brasil e a França assumirao, respectivamente, a partir de 1º de julho, as presidências do Mercosul e da Uniao Européia.

O presidente brasileiro e sua mulher, dona Ruth Cardoso, retornam ao país na terça-feira da próxima semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;